Topo

Parceria com clube de futebol pode ajudar projeto de equipe de vôlei no Rio

Marcos Jorge

Em São Paulo

30/03/2011 16h00

O FUTEBOL NA SUPERLIGA FEMININA

  • Ari Gomes/Divulgação

    Mácia Fu, Fernanda Venturini, a técnica Isabel e Ida formaram o grupo do Vasco no ano 2000...

  • ... o time perdeu a deicsão da Superliga feminina de 2000/2001 para o Flamengo de Leila e Virna

O Rio de Janeiro pode ter uma equipe masculina de alto nível na próxima temporada, fato que não acontece desde o final dos anos 90. Um dos profissionais envolvidos no projeto, o preparador físico José Inácio Salles Neto, indicou a possibilidade de estabelecer parceria com clubes de futebol para aproveitar a infraestrutura já disponível nos mesmos.

Salles evitou entrar em detalhes, mas confirmou que o projeto pode contar com possíveis parcerias com clubes tradicionais do futebol carioca. “A vantagem deste formato de parceria com clubes de futebol e que eles já têm uma estrutura disponível para o voleibol”, afirmou o preparador físico da seleção brasileira.

Este formato de parceria é usado atualmente pela equipe do Sada/Cruzeiro, de Minas Gerais. A união entre futebol e vôlei fez sucesso também na temporada 2000/2001, quando o clássico carioca entre Flamengo e Vasco da Gama marcou a decisão da Superliga feminina.

O time rubro-negro contava com as ex-jogadoras da seleção brasileira Leila e Virna. O treinador da equipe na época era Luizomar de Moura. Fernanda Venturini, em sua última temporada antes da pausa para a gravidez, era o principal nome do Vasco. O Flamengo venceu a decisão no quarto jogo da série diante de um Maracanãzinho lotado.

Salles afirmou que o longo período sem um time masculino de alto nível na cidade é um dos fatores que motiva a aplicação do projeto, mas alegou ter dificuldades para financiá-lo.

BLOG DO VOLOCH

Rio de Janeiro tenta montar equipe de ponta para disputa da Superliga masculina 2011/2012. LEIA MAIS

“É mais difícil conseguir recursos no Rio de Janeiro. São Paulo, por exemplo, tem uma atividade econômica maior, o que facilita a viabilização desses projetos. Já o Rio de Janeiro é mais focado no turismo”, argumentou Salles.

A última equipe de destaque no Rio de Janeiro foi a Olympikus, ainda em 1997/1998, e tinha o ex-jogador da seleção brasileira Renan como treinador, além dos campeões olímpicos Maurício e Carlão no elenco.

De acordo com Bruno Voloch, blogueiro do UOL Esporte, a equipe poderá contar com jogadores de seleção brasileira e seria montada já para a disputa da temporada 2011/2012.

Críticas e exageros de fãs afastam jogadores de vôlei do Twitter

Gustavo e Bruninho são dois dos atletas que repensam a ferramento do Twitter depois que tiveram más experiências com seus seguidores. "Tem gente que fala besteira. São críticas oportunistas em que as pessoas se aproveitam de um momento para ficar enchendo e irritando", afirmou o levantador.
LEIA MATÉRIA COMPLETA