Topo

Aposentados, Nalbert e Venturini aparecem bem cotados em ranking da CBV

Mesmo aposentado, Nalbert ocupa posição intermediária em ranking da CBV - Sebastião de Souza/AFP
Mesmo aposentado, Nalbert ocupa posição intermediária em ranking da CBV Imagem: Sebastião de Souza/AFP

Do UOL Esporte

Em São Paulo

06/04/2011 19h37

A Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) divulgou nesta quarta-feira seu ranking de atletas para a próxima temporada, utilizado para manter o equilíbrio entre as equipes que disputam a Superliga. A surpresa ficou por conta da presença dos ex-jogadores Nalbert e Fernanda Venturini, que aparecem em posições intermediárias apesar de estarem aposentados.

Nalbert, que chegou a se aventurar no vôlei de praia, está afastado das quadras desde 2008. Já Fernanda Venturini atuou pela última vez em 2007. Ela ainda foi inscrita na Superliga feminina de 2009, mas não jogou. Apesar do longo período longe das quadras, ambos aparecem na relação de jogadores do ranking que ‘valem’ cinco pontos.

Segundo a CBV, o ranking foi elaborado levando em consideração a qualidade técnica de cada jogador, sua carreira e o desempenho nas últimas temporadas. Os atletas foram divididos em categorias de um a sete pontos. Cada equipe não poderá ter pontuação superior a 32 pontos em seu elenco.

Para incentivar o repatriamento de atletas, aqueles que atuaram no exterior na última temporada ou que estejam há uma temporada inteira sem atuar na Superliga ‘valem’ zero pontos. Mas o critério não foi utilizado para Nalbert e Fernanda Venturini, que mesmo sem atuar no último ano seguem na categoria de cinco pontos.

A CBV também anunciou que as equipes da Superliga masculina só poderão inscrever um atleta estrangeiro e dois de pontuação sete. Na feminina, o limite permanece de duas jogadoras ‘gringas’ e três jogadoras que ‘valham’ sete pontos.