Topo

Juliana/Larissa garante Brasil na final e faz 'clássico' contra Walsh/May

Juliana comemora vitória na semifinal do Circuito Mundial em Brasília - Divulgação
Juliana comemora vitória na semifinal do Circuito Mundial em Brasília Imagem: Divulgação

Do UOL Esporte

Em São Paulo

21/04/2011 18h10

O confronto mais esperado no torneio feminino do Circuito Mundial de vôlei de praia 2011 já tem data, hora e local para acontecer. Nesta sexta-feira, às 10h45, na quadra central da arena montada na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, Juliana/Larissa e Walsh/May, dos Estados Unidos, medirão forças pela primeira vez desde setembro de 2009, quando duelaram no Desafio Brasil x Estados Unidos.

Em jogo, o título da primeira etapa do Circuito Mundial 2011. Às 9h, duas parcerias norte-americanas lutarão pela medalha de bronze: Kessy/Ross e Fendrick/Hanson.

A decisão da etapa de Brasília colocará frente a frente as duas parcerias com maior número de títulos na história do Circuito Mundial: as brasileiras, com 38 medalhas de ouro, e as norte-americanas, com 35 conquistas.

As brasileiras são pentacampeãs do Circuito Mundial, enquanto a dupla dos Estados Unidos é bicampeã olímpica e tricampeã mundial. Os times já se enfrentaram em 16 oportunidades, com 12 vitórias de Walsh/May e quatro de Juliana/Larissa.

As brasileiras garantiram vaga na 58ª oitava decisão da dupla na competição superando outra parceria dos Estados Unidos na semifinal. Juliana e Larissa levaram a melhor sobre as atuais campeãs mundiais, Jennifer Kessy e April Ross, por 2 sets a 0, parciais de 21-19 e 23-21.

Kessy e Ross foram as responsáveis pela eliminação de Talita e Maria Elisa na repescagem. As norte-americanas venceram o confronto por 2 sets a 0 (21-16 e 21-15) e deixaram as brasileiras na quinta colocação.

Juntas pela primeira vez no Circuito Mundial desde a conquista dos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, Walsh e May confirmaram a condição de bicampeãs olímpicas e avançaram à decisão com autoridade. A experiente dupla norte-americana derrotou as compatriotas Fendrick e Hanson, vindas do country-cota, por 2 sets a 0 (21-15 e 21-18).