Topo

Juliana/Larissa vence carrasca Walsh/May e leva a 1ª etapa do Circuito Mundial

Juliana e Larissa comemoram o título da primeira etapa do Circuito Mundial - Divulgação/FIVB
Juliana e Larissa comemoram o título da primeira etapa do Circuito Mundial Imagem: Divulgação/FIVB

Do UOL Esporte

Em São Paulo

22/04/2011 11h47

As brasileiras Juliana e Larissa conseguiram superar nesta sexta-feira as suas carrascas Walsh e May por 2 sets a 1, com parciais de 21-16, 15-21 e 15-12, na decisão da primeira etapa do Circuito Mundial de vôlei de praia, disputado em Brasília.

NA FRENTE PARA LONDRES

Com a conquista, Juliana e Larissa largam na frente na corrida pela classificação aos Jogos Olímpicos de Londres, com 600 pontos obtidos pelo título. O período de classificação se estenderá até o dia 17 de junho de 2012, quando será definido o número de representantes que cada país terá em Londres. Além do Circuito Mundial, que distribuirá 16 vagas em cada naipe, também fazem parte do processo classificatório as Copas Continentais, com cinco vagas, e o Pré-Olímpico Mundial, com duas. A vaga restante é reservada para a Grã-Bretanha, país-sede dos Jogos de 2012.

Os times já se enfrentaram em 17 oportunidades, com 12 vitórias de Walsh/May e cinco de Juliana/Larissa. Por outro lado, as brasileiras são pentacampeãs do Circuito Mundial, enquanto a dupla dos Estados Unidos é bicampeã olímpica e tricampeã mundial. A vitória brasileira na decisão interrompeu uma série invicta de 80 partidas das norte-americanas no Circuito Mundial.

“Era a final que esperávamos e nos preparamos para isso. Vencemos primeira batalha, mas ainda não ganhamos a guerra que será esta temporada. Nossa comissão técnica nos colocou para treinar contra homens de 1,90m e graças a eles conseguimos dar conta nesta final”, disse Juliana.

A decisão da etapa de Brasília colocou frente a frente as duas parcerias com maior número de títulos na história do Circuito Mundial: as brasileiras, com 39 medalhas de ouro, e as norte-americanas, com 35 conquistas.

As brasileiras garantiram vaga na 58ª oitava decisão da dupla na competição superando outra parceria dos Estados Unidos na semifinal. Juliana e Larissa levaram a melhor sobre as atuais campeãs mundiais, Jennifer Kessy e April Ross, por 2 sets a 0, parciais de 21-19 e 23-21.

Na disputa de terceiro lugar, as campeãs mundiais Jennifer Kessy e April Ross, dos Estados Unidos, venceram as compatriotas Fendrick e Hanson por 2 sets a 0, parciais de 25/23 e 21/19, e garantiram o terceiro posto do pódio.