Topo

Tragédia não irá tirar Copa do Mundo de Vôlei do Japão, garante federação

Jizhong Wei, presidente da FIVB, confia no Japão - FIVB/Divulgação
Jizhong Wei, presidente da FIVB, confia no Japão Imagem: FIVB/Divulgação

Das agências internacionais

Lausanne (Suíça)

24/05/2011 08h00

A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) confirmou que o Japão receberá dois eventos da Copa do Mundo da modalidade, que servem como classificatório para as Olímpiadas de Londres. Havia o temor de que o local da competição pudesse ser mudado por causa crise nuclear que o país enfrenta após o terremoto e o tsunami ocorridos no último dia 11 de março

“A FIVB está trabalhando de perto com a família olímpica internacional para dar todo o suporte necessário à sociedade esportiva do Japão, para restaurar a confiança e acelerar a recuperação”, disse em comunicado o presidente Wei Jizhong.

A Copa do Mundo feminina será jogada em sete locais entre os dias 4 e 18 de novembro, enquanto a masculina será de 20 de novembro até 4 de dezembro, em oito cidades. Cada torneio terá 12 nações, sendo que três em cada competição garantem vaga em Londres.

A confirmação foi feita após a FIVB se reunir com representantes do vôlei japonês e de redes de televisão locais, que deram garantias de que o país estará pronto para o evento e que não existe nenhum risco para os atletas. No sábado, o governo japonês também confirmou que o Grand Prix feminino pode ser realizado no país em agosto, nas cidades de Tóquio e Komaki.

A Federação internacional de Ginástica também mostou sua confiança no Japão neste final de semana, comprometendo-se a prosseguir com a etapa do mundial em Tóquio, no mês de outubro.