Topo

Brasil cumpre obrigação e inicia trilha do 'deca' com vitória fácil na Liga

Brasileiros festejam ponto na vitória sobre Porto Rico pela Liga Mundial, fora de casa - FIVB/Divulgação
Brasileiros festejam ponto na vitória sobre Porto Rico pela Liga Mundial, fora de casa Imagem: FIVB/Divulgação

Do UOL Esporte

Em São Paulo

27/05/2011 22h50

Dona de nove títulos na Liga Mundial, a seleção brasileira masculina de vôlei iniciou sua caminhada para o decacampeonato com passos seguros. Nesta sexta-feira, abrindo a fase intercontinental da competição, o time comandado por Bernardinho atropelou Porto Rico, com uma vitória por 3 sets a 0 em San Juan, na casa dos oponentes.

Diante de um rival estreante em Ligas Mundiais, o time verde-amarelo não teve quaisquer dificuldades e, pelo contrário, contou com os erros da inexperiente seleção porto-riquenha para concluir o duelo com parciais de 25-15, 25-19 e 25-16, em 1h20.

Com isso, não foi possível considerar a partida um grande teste para o elenco adquirir entrosamento, na volta de veteranos como Escadinha à equipe. O Brasil vem de dois títulos consecutivos na competição, em 2009 e 2010.

Apesar de um desfalque importante, o time atuou bem - ainda que o sempre duro Bernardinho tenha distribuído algumas caretas e reclamações. Murilo não esteve com o time, já que ele foi liberado para ficar com a mulher Jaqueline, que perdeu o filho que esperava para o casal.

A seleção brasileira retorna à quadra neste sábado, também enfrentando Porto Rico, às 21h30 (horário de Brasília).

Também pelo grupo A, a Polônia conseguiu uma vitória fácil em casa, contra os Estados Unidos, por 3 sets a 0. A equipe europeia será a responsável por sediar a fase final da competição.

O jogo

Como era esperado, o Brasil iniciou a partida colocando em quadra o seu favoritismo, com vantagem para chegar ao primeiro tempo técnico, abrindo cinco pontos de frente. A equipe esteve equilibrada, passando bem e atacando com eficiência, como nos pontos conquistados pelo veterano Rodrigão.

Com os erros dos donos da casa, principalmente logo na hora de colocar a bola em jogo no saque, a tarefa do Brasil ficou facilitada para fechar a primeira parcial em 25-15.

O segundo set teve Porto Rico diminuindo a desvantagem, mas ainda assim permanecendo atrás no placar. Sem esforços e com boa eficiência de Leandro Visotto, o Brasil manteve seu jogo e fez 2 a 0 na partida. Mais uma vez saindo na frente e abrindo logo no início da parcial, a terceira foi semelhante às anteriores, sem problemas para o Brasil ficar com a primeira vitória na competição, em bloqueio de Giba.