Topo

Brasil inicia Liga com volta de aposentados e encontro com algoz enfraquecido

Veteranos Escadinha e Gustavo (d)  retornam à seleção brasileira na Liga Mundial - Alexandre Arruda/CBV/Divulgação
Veteranos Escadinha e Gustavo (d) retornam à seleção brasileira na Liga Mundial Imagem: Alexandre Arruda/CBV/Divulgação

Do UOL Esporte

Em São Paulo

27/05/2011 07h07

A seleção brasileira masculina de vôlei entrou nas últimas duas edições da Liga Mundial em busca de recordes. E conseguiu. Igualou e, depois, superou a rival Itália em números de títulos. Agora, o Brasil entra soberano na disputa e inicia a tentativa pelo décimo troféu às 21h30 (horário de Brasília) desta sexta-feira contra Porto Rico. Mais do que marcar o começo da competição de 2011, a estreia terá o retorno de dois ‘aposentados’: Gustavo e Escadinha. A primeira fase ainda reserva encontros com a já classificada Polônia e o algoz enfraquecido Estados Unidos.

JOÃO PAULO (E) SUBSTITUI MELHOR DO MUNDO MURILO NA PRIMEIRA RODADA

  • Alexandre Arruda/CBV/Divulgação

    Murilo (d) foi dispensado da seleção brasileira para ficar com a esposa Jaqueline. A também jogadora perdeu o bebê do casal e o melhor jogador do mundo desfalca o Brasil contra Porto Rico. O substituto do ponteiro será João Paulo Bravo (e).

    "Técnica e taticamente, é o ponteiro com estilo mais parecido com o Murilo que temos. Ele terá uma grande responsabilidade, mas, apesar de não jogado tantas vezes pela seleção, já faz parte do grupo há dois anos e tem a confiança de todos. Além disso, é um cara tranquilo e está preparado", elogiou o técnico Bernardinho. Com a escolha, o treinador pretende manter a qualidade na recepção.

O líbero Escadinha não atuou pela seleção brasileira na última temporada. Com lesão nas costas, ele foi submetido à cirurgia e ficou de fora da Liga Mundial do ano passado e da campanha do tricampeonato mundial na Itália. Desde o fim do ano passado, o líbero de 35 anos anunciou que não vestiria mais a camisa verde-amarela, mas recuou na decisão.

“Após a cirurgia, não sabia como iria reagir ao ritmo de treinamentos da seleção, que é muito intenso. Mas tudo correu bem e estou muito feliz por estar de volta. O grupo segue vitorioso e com a mesma mentalidade e isso facilitou o meu retorno”, afirmou Escadinha.

Gustavo não defende o Brasil desde os Jogos Olímpicos de Pequim-2008. Quase três anos após a última partida, ele vive momentos de novato com direito à ansiedade. “O momento mais emocionante será quando ouvir o hino nacional novamente. Neste momento entenderei o que significa vestir a camisa da seleção novamente”, falou o central de 35 anos.

Em sua primeira competição desde 2008, Gustavo reencontrará seu último algoz - os EUA na final olímpica - logo na primeira fase. Reformulada, a seleção norte-americana não assusta como antes, mas será a principal adversária do Brasil na primeira fase. Sede das finais, a Polônia já está classificada. Veja abaixo um resumo da competição:

CONHEÇA OS ADVERSÁRIOS DO BRASIL NA PRIMEIRA FASE DA LIGA MUNDIAL

Estados Unidos
A equipe norte-americana viveu o auge em 2008 ao conquistar a Liga Mundial e desbancar o Brasil na final olímpica em Pequim. Mas o time encontra dificuldade para substituir o levantador Lloyd Ball. Mesmo com veteranos como Priddy (e), Lee (c) e o carrasco brasileiro Stanley (d), os EUA não se destacam desde o ouro olímpico. Ficaram em 6º na Liga Mundial de 2009 e no Mundial da Itália e em 8º na Liga 2010.
Polônia
Sede da fase final da Liga Mundial, a Polônia já está classificada para a disputa pelo topo entre os dias 6 e 10 de julho. Os europeus trocaram de técnico e agora apostam em Andrea Anastasi (ex-treinador da Itália) para melhorar a modesta décima colocação da última edição da Liga Mundial. No Mundial da Itália, em 2010, a seleção foi eliminada na terceira fase em grupo que classificou Brasil e Bulgária.
Porto Rico
Adversário de menor expressão do grupo A, Porto Rico faz sua estreia na Liga. No Campeonato Mundial da Itália, em 2010, acabou eliminado na terceira fase. "Porto Rico é uma seleção perigosa, que já mostrou ter condições de conquistar resultados interessantes nas principais competições internacionais e merece toda nossa atenção", afirmou o técnico brasileiro Bernardinho.

CONFIRA BREVE ANÁLISE DOS OUTROS GRUPOS DA LIGA MUNDIAL 2011

GRUPO B
Alemanha
Bulgária
Japão
Rússia
GRUPO C
Argentina
Finlândia
Portugal
Sérvia
GRUPO D
Coreia do Sul
Cuba
França
Itália
Vice-campeã de 2010, a Rússia é a grande favorita da chave. Seleção que protagonizou o 'dia da vergonha' com a seleção brasileira no Mundial da Itália, a Bulgária é a candidata mais provável para a segunda vaga, mas briga principalmente com a Alemanha.Bronze no Mundial da Itália e na última edição da Liga, a Sérvia entra como principal equipe da chave. Com equipe jovem e com o técnico Javier Weber, a Argentina tenta chegar à fase final pelo terceiro ano seguido.Vice-campeã mundial, Cuba entraria como favorita na chave. Mas os boatos de deserção assolaram a federação que afastou três importantes jogadores: Simón, Hierrezuelo e Leal. Agora, pode ver a Itália brilhar. Principal rival do Brasil, os europeus devem confirmar a vaga na fase final.