Topo

Itália bate Cuba por 3 a 0 e conquista terceira vitória seguida na Liga Mundial

Do UOL Esporte

Em São Paulo

02/06/2011 15h10

Depois de duas convincentes vitórias contra a França fora de casa, a Itália recebeu a seleção cubana na cidade de Ancona, em sua primeira partida como mandante na Liga Mundial de Vôlei, e não decepcionou. Com atuações consistentes de Cristian Savani e Michal Lasko, a equipe venceu Cuba por 3 sets a 0, parciais de 25 a 19, 25 a 21 e 27 a 25. O  jogo teve apenas 1h20 de duração.

Como o próprio técnico de Cuba, Orlando Samuels, ressaltara antes da partida, sua equipe é muito jovem, e o principal na disputa do campeonato é a consolidação desta nova geração, que ainda necessita de experiência.

Prova da inexperiência dos cubanos é o alto número de pontos concedidos ao adversário em erros: 27, contra apenas 18 da Itália.

Os comandados de Mauro Berruto impuseram seu jogo desde o princípio, superando os rivais em praticamente todos os aspectos das estatísticas, ofensiva e defensivamente.

Somente no terceiro set Cuba conseguiu dificultar um pouco as ações italianas, mantendo a pontuação parelha até o final. Cuba chegou a fazer 23 a 21, mas, depois de empate em 25 a 25, os italianos viraram e fecharam o set, e o jogo, ao marcarem 27 a 25.

Cuba conseguiu 6 pontos em bloqueios, contra 8 italianos. Nos pontos de serviço, a Itália marcou 4, contra 2 dos cubanos. Em pontos marcados individualmente, aí a vantagem ficou com os visitantes, que tiveram Henry Cisnero como maior pontuador do jogo; ele marcou 15.

As seleções compõem o grupo D da competição, e voltam a se enfrentar no dia 5, novamente em solo italiano – desta vez na cidade de Andria. Coréia do Sul e França são os outros componentes da chave.