Topo

Brasil perde seu primeiro set na Liga Mundial, mas repete vitória sobre Polônia

Irmãos Gustavo e Murilo foram titulares e se destacaram na vitória deste domingo - Mauricio Val/Vipcomm
Irmãos Gustavo e Murilo foram titulares e se destacaram na vitória deste domingo Imagem: Mauricio Val/Vipcomm

Guilherme Coimbra

No Rio de Janeiro

05/06/2011 12h34

Já classificada para a fase final, a Polônia voltou a dar trabalho para a seleção brasileira. Os europeus impuseram ao Brasil o primeiro set perdido na Liga Mundial durante a vitória da equipe de Bernardinho por 3 sets a 1 (28-26, 23-25, 26-24 e 25-23), neste domingo, no ginásio Maracanãzinho, no Rio de Janeiro.

Com a vitória, o Brasil continua na liderança do grupo A da Liga Mundial, seguido pelos Estados Unidos. As duas primeiras colocadas avançam para fase final da competição. A Polônia, já classificada para a próxima fase por ser anfitriã, ocupa a terceira posição.

Assim como no último sábado, os poloneses complicaram a vitória brasileira e, mais uma vez, o jovem Bartosz Kurek foi quem mais deu trabalho à defesa verde-amarela. O atleta de apenas 22 anos anotou 28 pontos, e foi o destaque do jogo.

VOLOCH: POLÔNIA ''APRESENTA'' KUREK

Murilo estava de volta ao time e Gustavo também atuou como titular. Mas quem roubou a cena foi Kurek, atacante da Polônia que o torcedor carioca teve o 'desprazer' de conhecer. LEIA MAIS

O time brasileiro teve mudanças em relação à vitória sobre a Polônia, no último sábado. Gustavo e Murilo, que começaram no banco de reservas na primeira partida, começaram jogando neste domingo. Juntos, os irmãos combinaram para 28 pontos, sendo 8 em bloqueios. Só no primeiro set, Gustavo anotou três pontos no bloqueio, ajudando a seleção brasileira a fechar em 28 a 26. Já Murilo, foi o maior pontuador do time brasileiro na partida, com 17.

Polônia defendeu bem no segundo set e sempre apoiada no ataque de Kurek, abriu uma vantagem confortável. A equipe de Bernardinho, entretanto, levantou a torcida com uma reação nos últimos pontos. Apesar de se aproximarem no placar, os brasileiros não conseguiram impedir a derrota. O revés em 25 a 23 foi a primeira derrota da seleção em quatro jogos de Liga Mundial.

PESADELO DE BERNARDINHO

  • 44 pontos

    somados tiveram Bartosz Kurek e Zbigniew Bartman. O que representou 45% dos pontos da equipe da Polônia na partida

O Brasil começou dando a impressão que venceria com facilidade o terceiro set, abrindo 16 a 11, mas caiu de produção e deixou o rival encostar em 16 a 16. Assim como na primeira parcial, o jogo permaneceu equilibrado até os últimos pontos, mas um erro grosseiro no ataque de Bartman deu a vitória aos brasileiros por 28 a 26.

O último set tinha tudo para ser tranquilo para a vitória do Brasil, até que Kurek resolveu aparecer novamente e recolocou a Polônia no jogo com saques potentes que minaram a recepção brasileira. Em mais um final equilibrado, um bloqueio do levantador Marlon definiu a vitória por 25 a 23.

EM SEU SEGUNDO JOGO PELO BRASIL, WALLACE SE DESTACA

Aos 28 anos de idade, o oposto Wallace fez sua estreia na seleção brasileira no sábado e não anotou nenhum ponto. Neste domingo, contudo, o destaque da última edição da Superliga mostrou personalidade e terminou a partida com 13 pontos, atrás apenas de Vissotto e Murilo como maiores pontuadores da equipe na vitória sobre a Polônia. "A ansiedade de ter que rodar os atletas acabou prejudicando, mas o Wallace tem muita habilidade e um repertório variado", elogiou Bernardinho.

TÉCNICO BERNARDINHO JÁ PENSA NOS ESTADOS UNIDOS

O técnico Bernardinho afirmou depois da partida que na noite de domingo já começará a ver fitas dos jogos dos Estados Unidos, adversário que ele considera o mais competitivo do grupo."Os EUA têm um saque muito forte e um bloqueio defensivo muito bom também. Dessa forma, jogar contra a Polônia foi um bom teste", afirmou.