Topo

Brasil leva susto, mas se vinga da final olímpica e bate EUA pela Liga Mundial

Brasil perdeu o primeiro set, mas reagiu e continua invicto na Liga Mundial - Victor Schwaner/VIPCOMM
Brasil perdeu o primeiro set, mas reagiu e continua invicto na Liga Mundial Imagem: Victor Schwaner/VIPCOMM

Do UOL Esporte

Em São Paulo

11/06/2011 11h58

O Brasil finalmente se vingou da derrota na final das Olimpíadas de Pequim-2008. Neste sábado, a equipe de Bernardinho ainda levou um susto no primeiro set, mas conseguiu a virada sobre os Estados Unidos por 3 a 1 (19-25, 25-21, 25-19, 25-21) no Mineirinho, em Belo Horizonte. Desta maneira, o time nacional disparou na liderança da Liga Mundial.

Com o triunfo, o Brasil somou sua quinta vitória consecutiva na competição e chegou aos 15 pontos, na ponta isolada do Grupo A. Os Estados Unidos aparecem logo em seguida, com três vitórias, duas derrotas e nove pontos.

Esta foi a primeira vez que as duas seleções se encontraram desde a final das Olimpíadas, quando os norte-americanos levaram o ouro. O Brasil ainda teve o desfalque de Gustavo e Dante, lesionados, mas os demais atletas superaram as baixas com sucesso.  

Quando a partida começou, os visitantes tiveram grande desempenho nos saques e complicaram as recepções do time de Bernardinho.

Ao mesmo tempo, o Brasil foi mal no fundamento e sequer se aproximou da vitória no primeiro set.

OPINIÃO DO VOLOCH

A cada rodada, o que diziam ser aparentemente uma questão de tempo, começa a virar efetivamente motivo de preocupação, leia-se realidade. A seleção brasileira ainda não tem o levantador ideal. O espaço continua sem ser preenchido, mas a vaga não está em aberto.
LEIA MAIS

    Na sequência, o duelo ficou bem mais disputado, sem vantagem para nenhum dos lados. Mas no fim do set, o time de Bernardinho parou de errar e venceu os pontos decisivos para empatar o confronto em 1 a 1.

    Embalado pelos ataques de Vissotto e João Paulo Bravo, o Brasil manteve o ritmo e encontrou mais facilidades para fechar o terceiro set do jogo por 25 a 19. Depois disso, os visitantes não conseguiram mais reagir diante da alta dos atuais campeões mundiais, que selaram o triunfo com a vitória no quarto set.

    Passado o primeiro confronto, as duas equipes voltam a se encontrar às 10h deste domingo em Belo Horizonte. Na próxima rodada, o time verde-amarelo encara Porto Rico, enquanto os norte-americanos encaram a Polônia.