Topo

EUA dão troco, calam Mineirinho e impõem 1ª derrota do Brasil na Liga Mundial

Murilo jogou bem, mas não impediu o primeiro revés do Brasil no torneio - Victor Schwaner/VIPCOMM
Murilo jogou bem, mas não impediu o primeiro revés do Brasil no torneio Imagem: Victor Schwaner/VIPCOMM

Do UOL Esporte

Em São Paulo

12/06/2011 12h00

O Brasil não está mais invicto na Liga Mundial. Mesmo com o apoio do Mineirinho lotado, a seleção verde-amarela não repetiu a boa atuação dos últimos jogos neste domingo. A equipe de Bernadinho se mostrou apática em quadra e acabou superada pelos Estados Unidos por 3 sets a 1, parciais de 25-21, 25-22, 16-25 e 26-24.

Apesar do revés, o Brasil continua na liderança isolada do Grupo A da competição, com 15 pontos. Já os Estados Unidos vêm logo em seguida com três a menos, à frente de Polônia e Porto Rico.

O confronto deste fim de semana reeditou a final olímpica de Pequim-2008, quando os norte-americanos levaram a melhor. No sábado, o Brasil ainda conseguiu a vitória por 3 a 1, mas desta vez a equipe parou diante da boa performance dos visitantes.

O duelo deste domingo começou exatamente igual ao da manhã passada. Os Estados Unidos erraram pouco e mostraram bom aproveitamento nos saques até fechar o set por 25 a 21.

Mas ao contrário do primeiro jogo, o Brasil não conseguiu reagir de imediato. Abatida, a equipe anfitriã viu os Estados Unidos abrirem nova vantagem no começo do set. No fim, os comandados de Bernardinho ainda encostaram no placar, mas sem impedir os rivais.

A reação finalmente aconteceu na terceira parcial. Mais vibrante, o time verde-amarelo parou de errar e venceu de maneira tranquila por 25 a 16. Mas no quarto set, o Brasil desperdiçou a chance de empatar o duelo e voltou a errar nos momentos decisivos, o que deu o triunfo aos norte-americanos.

Agora, as duas seleções voltam à quadra no próximo fim de semana pela quarta rodada da Liga Mundial. O Brasil receberá Porto Rico, enquanto os Estados Unidos irão enfrentar a Polônia.