Topo

Após 'chuva de laranjas' da torcida, Emanuel recebe homenagem e vira estátua em Roma

Walsh e Emanuel mostram todo o talento já conhecido nas areias - AP/Pier Paolo Cito
Walsh e Emanuel mostram todo o talento já conhecido nas areias Imagem: AP/Pier Paolo Cito

Do UOL Esporte

Em São Paulo

16/06/2011 11h01

A Federação Internacional de vôlei (FIVB) apresentou nesta quinta-feira a campanha “FIVB Heroes”, que tem como objetivo valorizar os grandes nomes do vôlei de praia. O brasileiro Emanuel, campeão olímpico em 2004 e dono de nove títulos do Circuito Mundial, foi o atleta  escolhido para dar início ao projeto.

EM PROTESTO POR BATTISTI, BRASILEIROS LEVAM 'CHUVA DE LARANJAS'

Os brasileiros Alison e Emanuel foram surpreendidos com um problema inusitado durante o Mundial de vôlei de praia. Torcedores italianos protestaram contra a libertação do ex-ativista político Cesare Battisti no Brasil e atiraram laranjas nos atletas do país antes da partida contra os dinamarqueses Soderberg e Hoyer.

Além de Emanuel, que representa o vôlei masculino, a entidade escolheu a norte-americana Kerry Walsh, carrasca do Brasil e medalha de ouro nas Olímpiadas de 2004 e 2008. Os dois ganharam uma estátua cada de 5 m de altura.

O evento de apresentação aconteceu no Coliseu, em Roma, cidade que está recebendo os jogos do Mundial da modalidade. As estátuas ficarão expostas em pontos turísticos da capital italiana até a próxima sexta-feira.

Em comunicado divulgado pela assessoria, Emanuel diz que se sente honrado pela homenagem. “Quando me falaram sobre a homenagem, não sabia o que dizer, nunca imaginei ter uma estátua minha. É uma honra, ainda mais em um evento grandioso como o Campeonato Mundial, em Roma, uma cidade com tanta história. É uma emoção diferente, vi uma foto da estátua ainda sendo produzida, ainda sem estar pintada, mas já deu para ver que está muito bonita”.