Topo

Adversária do Brasil, Argentina perde da Polônia, que fica com 2ª vaga na semi

Do UOL Esporte

Em São Paulo

08/07/2011 17h45

 

O Brasil entrou com time misto contra a Rússia nesta sexta-feira, pelo grupo E da Liga Mundial, e com a derrota ficou em segundo no grupo. Assim, esperava-se que a seleção tivesse “escapado” de enfrentar a Itália nas semifinais. De fato isto aconteceu, mas o inesperado foi a eliminação italiana, depois de derrota por 3 sets a 0 frente a Bulgária.

Com este resultado, a Argentina garantiu-se em primeiro no grupo F independentemente do que acontecesse em sua partida contra a Polônia, que terminou com derrota para a equipe da casa por 3 a 2. Assim, os argentinos terminam a fase com 7 pontos em 9 possíveis, e enfrentam o Brasil numa das semifinais.

A outra será formada por Rússia e Polônia, que acabou em segundo no grupo com 4 pontos, mesma pontuação da Bulgária. O critério de desempate é o confronto direto, vencido pelos poloneses por 3 a 2.  

Os apertados 3 a 2 poloneses se concretizaram com parciais de 18-25, 25-22, 25-20, 24-26 e 15-13 . O jogo foi parelho do início ao fim, e a vitória argentina no primeiro set não indicou um confronto fácil. Os poloneses venceram os dois sets seguintes, obrigando a Argentina a tentar nova virada, o que não foi possível com os 15-13 do tie-break.

Novamente Facundo Conte foi um dos destaques ofensivos da Argentina, marcando 14 pontos, mesmo número de Lucas Ocampo. Pelo lado polonês Bartosz Kurek foi soberano, terminando a partida com 29 pontos. O jogo teve poucos pontos de bloqueio: 11 para a Polônia e apenas 5 para os argentinos.

A Bulgária passou pela Itália em 1h26 de jogo, contando com boas atuações de Vladimir Nikolov, que marcou 16 pontos, sendo 12 em ataques, e Matey Kaziyski, que terminou o jogo com 12.  Um dos diferenciais búlgaros foi o bloqueio, responsável por 17 pontos, contra apenas 6 da Itália no mesmo quesito.

As semifinais acontecem neste sábado, em Gdansk, e a final será no domingo.