Topo

Mesmo com bronze em etapa finlandesa, Emanuel fatura o deca do Circuito Mundial

Vice-campeões em 2010, Alison e Emanuel conquistaram o título do Circuito 2011 - FIVB/Divulgação
Vice-campeões em 2010, Alison e Emanuel conquistaram o título do Circuito 2011 Imagem: FIVB/Divulgação

Do UOL Esporte

Em São Paulo

21/08/2011 11h59

Maior vencedor da história do Circuito Mundial de vôlei de praia, o paranaense Emanuel juntou mais um troféu ao seu currículo neste domingo. Apesar de ‘só’ conquistarem a medalha de bronze da etapa de Aland (Finlândia), ele e Alison faturaram o título da temporada por antecipação.

MÁRCIO E BENJAMIN CAMPEÕES

  • FIVB/Divulgação

    Ouro deste domingo foi o 1º de Márcio e Benjamin desde que retomaram a dupla, há três etapas. O último título da parceria foi em 2004, na França

Esta foi nada menos do que a décima conquista de Emanuel no Circuito, o que aumentou sua liderança na história da competição. O também brasileiro Ricardo segue em segundo lugar com seis títulos, e os norte-americanos Smith e Stoklos, grandes nomes do esporte no final da década de 1980, aparecem na terceira posição com quatro conquistas.

Parceiro do medalhista olímpico desde o ano passado, Alison garante seu primeiro título na história. Ele já havia batido na trave em 2009 e 2010, quando ficou com o vice com Harley e Emanuel, respectivamente.

O triunfo da dupla vem com duas rodadas de antecedência, já que o Circuito Mundial masculino ainda terá as etapas de Haia (Holanda), na semana que vem, e de Agadir (Marrocos), no início de outubro.

Para garantirem o título, Alison e Emanuel precisaram apenas conquistar a medalha de bronze em jogo disputado nesta manhã em Aland. O duelo com os poloneses Fijalek e Prudel, porém, foi mais difícil do que eles esperavam. Os europeus endureceram a partida e chegaram a vencer o segundo set, mas a dupla brasileira confirmou o favoritismo e triunfou por 2 a 1, parciais de 26-24, 16-21 e 16-14.

Márcio e Benjamin levam o ouro

Alison e Emanuel não foram os únicos brasileiros a subirem no pódio. Márcio e Benjamin tiveram desempenho ainda melhor do que os compatriotas, a quem venceram nas semifinais de sábado, e faturaram o ouro nesta manhã. Para isso, no entanto, tiveram de se aproveitar da desistência do norte-americano Todd Rogers, que sofreu uma lesão no joelho esquerdo no final do primeiro set e abandonou a partida, ficando com a prata com o companheiro Phill Dalhausser.

Mesmo ofuscada pela lesão de Rogers e pelo título da temporada de Alison/Emanuel, a conquista de Márcio e Benjamin foi bastante significativa. Este foi o primeiro ouro desde que os veteranos retomaram uma dupla que fez sucesso entre o final dos anos 1990 e o início dos anos 2000. Márcio e Benjamin, que fizeram apenas sua terceira etapa juntos em 2011, haviam subido ao lugar mais alto do pódio pela última vez em 2004, no Grand Slam de Marselha (França).

No sábado, Juliana e Larissa ficaram com a medalha de bronze no torneio feminino ao derrotarem as também brasileiras Maria Elisa e Talita por 2 sets a 1, parciais de 21-19, 18-21 e 21-19.