Topo

Brasil vence Japão, segue 100% e se classifica para semifinais do Grand Prix

Brasil se destacou no bloqueio e não teve problemas para vencer japonesas em Macau - Divulgação/FIVB
Brasil se destacou no bloqueio e não teve problemas para vencer japonesas em Macau Imagem: Divulgação/FIVB

Do UOL Esporte

Em São Paulo

25/08/2011 06h37

O Brasil continua com excelente desempenho no Grand Prix. Na madrugada desta quinta-feira, em Macau, a seleção feminina derrotou o Japão por 3 sets a 0 (parciais de 25-17, 25-22 e 25-21). As brasileiras venceram sua 11ª partida na competição, mantendo o aproveitamento de 100%, e se garantiram nas semifinais.

VEJA OS MELHORES MOMENTOS DA VITÓRIA BRASILEIRA SOBRE O JAPÃO

No jogo contra as japonesas, Fernanda Garay entrou como titular no lugar de Mari, poupada com dores na região abdominal. Com 17 pontos, ela foi a maior pontuadora da partida. Thaísa também teve atuação destacada e marcou 12 pontos.

O jogo começou equilibrado e, embora ficasse em vantagem, o Brasil não conseguia deslanchar. Thaisa, em um bloqueio, deu mais tranquilidade à equipe, que abriu 12-8. Sem maiores problemas, a equipe fechou com um 25-17.

O Japão reagiu no segundo set e, com boas jogadas de Takeshita, conseguiu abrir uma vantagem de 16-12. A entrada de Natália no lugar de Paula Pequeno foi fundamental para o Brasil virar o placar. Com uma boa sequência de saques da ponteira, as brasileiras ficaram à frente e contaram com erros das japonesas para fazer 25-22.

O terceiro set foi mais tranquilo para a seleção brasileira, que não enfrentou tanta resistência das adversárias. O Brasil abriu uma vantagem de 12 a 7; o Japão até reagiu, mas esbarrou na superioridade das brasileiras em quadra. Dani Lins selou a vitória.

“O Japão pressionou mais o jogo inteiro, mas mantemos a concentração o tempo todo. Amanhã será um jogo importante [contra os EUA], para dar confiança à equipe. Aqui, na fase final, não tem adversário fácil”, afirmou Sheilla, em entrevista à TV Globo.

Já o treinador José Roberto Guimarães se mostrou preocupado com os problemas físicos de Mari e Paula Pequeno. "A Mari provavelmente não poderá mais participar da competição. É uma baixa importante. A Paula, nesse jogo contra o Japão, sentiu dores nas costas logo no primeiro set e por isso saiu. O problema que eu vejo é atenção com nosso time. Vamos tentar recuperar a  Paula para a semifinal. A Mari será difícil, então vamos ver. A gente tem que dar tempo ao tempo, só que ele é curto. Amanhã nós estaremos na quadra contra os Estados Unidos", disse.

Com o resultado, o Brasil lidera o grupo B do Grand Prix com seis pontos. Os Estados Unidos, que também ganharam suas duas partidas, vêm em segundo com cinco. Itália (terceiro, com um ponto) e Japão (sem pontos) completam a chave. Brasileiras e norte-americanas se enfrentam nesta sexta-feira e decidem o primeiro lugar.