Topo

Bernardinho faz testes, usa juvenil e Brasil derrota Japão no Maracanãzinho

Jogadores do Brasil conversam com técnico Bernardinho na vitória por 3 a 0 - Alexandre Arruda/CBV/Divulgação
Jogadores do Brasil conversam com técnico Bernardinho na vitória por 3 a 0 Imagem: Alexandre Arruda/CBV/Divulgação

Do UOL Esporte

Em São Paulo

27/08/2011 11h26

A seleção brasileira masculina de vôlei disputa o Torneio Internacional no Maracanãzinho neste fim de semana. E o técnico Bernardinho deixou claro que pretendia usar as partidas quase amistosas para fazer ajustes e obter parâmetros. Neste sábado, o treinador fez testes, promoveu a estreia de um juvenil na equipe principal e viu a vitória por 3 a 0 (25-20, 25-19 e 25-22) sobre o Japão.

O Brasil volta a quadra às 10h (horário de Brasília) neste domingo contra a Alemanha, também no Maracanãzinho. Os jogos servem de preparação para a disputa do Campeonato Sul-Americano, que será disputado entre os dias 19 e 25 de setembro em Cuiabá. O torneio continental classifica para a Copa do Mundo - competição que dá vagas nos Jogos Olímpicos de Londres-2012.

Geralmente titulares, o central Rodrigão e o oposto Leandro Vissotto entraram ao longo da partida. Os levantadores Marlon e Raphael também foram utilizados. A estreia ficou por conta de Ricardo Lucarelli. Integrante da seleção juvenil na campanha do quinto lugar no mundial, o ponteiro foi relacionado na vaga de Giba (poupado com dores na canela) e foi testado.

O duelo começou equilibrado com alternância no placar das duas equipes. Aos poucos, prevaleceu a superioridade brasileira. O técnico Tetsuya Ueta até tentou parar o jogo e mudar, mas o Brasil manteve o controle do jogo e fechou o primeiro set em 25-20.

A tônica do período inicial foi mantida. E o Japão conseguiu manter boa postura de perseguidor, sem permitir que o Brasil se distanciasse. Mas em momento decisivo da segunda parcial, prevaleceu o bom desempenho do bloqueio para abrir 2 a 0 (25-19).

Com a superioridade no placar e no comando do marcador no terceiro set, Bernardinho aproveitou para fazer alterações na equipe. E com Rodrigão, Rapha e Lucarelli em quadra, o Brasil ainda viu uma pequena reação japonesa, mas controlou o duelo e venceu por 25-22.

BRASIL TEM 100% NO VÔLEI COM VITÓRIA DAS MENINAS NO GRAND PRIX

A seleção brasileira feminina de vôlei reencontrou sua carrasca do último Mundial neste sábado. Do outro lado da rede, novamente estava Gamova. A gigante de 2,02 m foi a maior pontuadora da partida, mas, desta vez, não conseguiu ser decisiva. Quem brilhou foi Thaísa. Em boa fase, a central comandou o time verde-amarelo na vitória por 3 a 0 (26-24, 25-17 e 25-23) pela semifinal do Grand Prix. Na decisão, às 4h40 (horário de Brasília) de domingo, as comandadas de José Roberto Guimarães reencontram os Estados Unidos, que venceram a Sérvia por 3 a 0 (25-22, 25-20, 25-21) também neste sábado.