Topo

Sem medo de careca, seleção brasileira vence fácil e batiza em quadra os novatos do Uruguai

Rodrigão solta o braço para furar o bloqueio do uruguaio Bonnet, pelo Sul-Americano  - Alexandre Arruda/CBV
Rodrigão solta o braço para furar o bloqueio do uruguaio Bonnet, pelo Sul-Americano Imagem: Alexandre Arruda/CBV

Do UOL Esporte

Em São Paulo

19/09/2011 20h09

A seleção brasileira masculina já mostrou aos novatos uruguaios como funciona a disputa no volêi no Campeonato Sul-Americano. Na estreia pela competição, em Cuiabá, nesta segunda-feira, o time de Bernardinho derrotou facilmente o Uruguai, por 3 sets a 0, com parciais de 25-10, 25-10 e 25-14.

Tradicional freguês, o Uruguai ainda tinha sete estreantes em seu time, que chamavam atenção por terem a cabeça raspada. O visual dos jogadores até estava diferente, mas não intimidou os brasileiros, que controlaram bem a partida desde o início. No primeiro set, o Brasil precisou de 17 minutos, depois de abrir 8-2 e 16-8 nas parciais, antes de fechar em 25-10, sem o Uruguai sequer esboçar uma reação.

O jogo seguiu no mesmo ritmo e, curiosamente, o Brasil repetiu no segundo set o placar da primeira parcial e o tempo que demorou até chegar ao 25º ponto.

No terceiro set o Uruguai ameaçou reagir no início, quando o jogo ficou 1 a 1 e seguiu em uma disputa ponto a ponto até ficar 6-5. O equilíbrio serviu para a torcida mostrar presença e os jogadores responderam bem, retomando o controle do jogo até fechar o set em 25 a 14 e o jogo em 3 a 0.

A vitória serviu como um bom treino para o Brasil nesta primeira fase do Sul-Americano, que dá ao campeão uma vaga na Copa do Mundo, primeira competição que classificatória para a Olimpíada de Londres, no ano que vem. No Sul-Americano, todos os times se enfrentam uma vez e o campeão é aquele que somar o maior número de pontos.

A seleção já volta à quadra terça, quarta e quinta-feira, para encarar Chile, Paraguai e Colômbia, respectivamente, sempre às 21h30. Depois da folga de sexta-feira, o Brasil terá os jogos mais complicados da competição, contra a Venezuela no sábado e a Argentina no domingo, que servirá como uma espécie de final.