Topo

Contra 'amadores' e motoboy, Brasil arrasa Paraguai e segue 100% no Sul-Americano

Diante de mais um rival fraco, Brasil fez sua parte e atropelou o Paraguai por 3 a 0 - Alexandre Arruda/CBV
Diante de mais um rival fraco, Brasil fez sua parte e atropelou o Paraguai por 3 a 0 Imagem: Alexandre Arruda/CBV

Do UOL Esporte

Em São Paulo

21/09/2011 23h42

A seleção brasileira masculina segue absoluta no Campeonato Sul-Americano, disputado em Cuiabá. Diante de mais um adversário fraco, o time verde-amarelo mostrou mais concentração do que no jogo anterior, arrasou o Paraguai por 3 sets a 0, com parciais de 25-10, 25-14 e 25-11 e chegou a sua terceira vitória consecutiva na competição.

Os atuais tricampeões mundiais tiveram como rival nesta quarta-feira um time formado por vários jogadores semi-amadores. Vários atletas da seleção paraguaia exercem outras atividades além do vôlei, como motoboy e engenheiro agrônomo.

E os brasileiros entraram em quadra dispostos a impôs sua superioridade desde o início. Se no dia anterior a equipe entrou desconcentrada e permitiu que a fraca seleção chilena equilibrasse o confronto em alguns momentos, desta vez os comandados de Bernardinho mostraram uma eficiência muito maior e construíram larga vantagem em todos os sets.

A fragilidade paraguaia ficou evidente logo no primeiro set, quando a equipe cometeu uma série de erros infantis e permitiu que o Brasil abrisse rapidamente 16-5 na parada técnica. O time verde-amarelo manteve o ritmo com muita eficiência no saque e não teve dificuldade para chegar a 25-10.

O segundo set começou com alguns erros brasileiros, que deixaram o placar em 12 a 7 para os comandados de Bernardinho. Mas a eficiência do time verde-amarelo no saque voltou a aparecer na metade da parcial, principalmente com Dante, e o Brasil obteve 25-14 em apenas 18 minutos.

O panorama da partida não foi alterado no terceiro set. Os problemas de recepção do Paraguai continuaram e o Brasil se aproveitou da fragilidade do rival com um saque eficiente. Sem dificuldade, os comandados de Bernardinho rapidamente fizeram 25-11 e confirmaram mais uma vitória.

"Foi importante o time ter mantido a concentração, o que é difícil. Eles [Paraguai] têm um time de pouca rodagem internacional, esse tipo de experiência é mais importante para eles", avaliou o técnico Bernardinho.

O Brasil ainda terá mais um adversário fraco pela frente antes de enfrentar os rivais mais complicados da competição. O time verde-amarelo encara a Colômbia nesta quinta-feira, às 22h30 (horário de Brasília), naquele que deve ser mais um triunfo tranquilo da equipe nacional. Dificuldade mesmo deve ocorrer apenas nos duelos contra Venezuela, no sábado, e Argentina, no domingo.