Brasil encara sequência difícil na primeira fase da Copa do Mundo de vôlei
A Federação Internacional de voleibol (FIVB) divulgou os grupos das Copas do Mundo masculina e feminina, que serão realizadas no Japão em novembro. Os três primeiros colocados já garantem vaga nas Olimpíadas de Londres.
O time masculino terá um caminho complicado na primeira fase. A equipe comandada por Bernardinho ficou no grupo B ao lado Egito, Itália, Rússia, China e Estados Unidos. O grupo A terá Sérvia, Argentina, Polônia, Cuba, Irã e Japão.
Além de encararem algozes recentes [o Brasil perdeu para os americanos da final olímpica em Pequim e para os russos na Liga Mundial deste ano], a seleção de Bernardinho terá uma sequência complicada pela frente: depois de uma estreia teoricamente fácil contra o Egito, enfrenta Estados Unidos, Itália, Rússia, China, Argentina, Cuba, Sérvia, Irã, Polônia e Japão.
"A Copa do Mundo não tem muito mistério, pois o sistema utilizado é o de pontos corridos e as 12 equipes vão se enfrentar no decorrer da competição. Mas enfrentar um adversário de menor tradição na primeira rodada é interessante, pois a estreia sempre gera uma certa ansiedade", avaliou o levantador Bruninho.
Do lado feminino, as brasileiras ficaram no grupo B ao lado de Estados Unidos, Sérvia, Alemanha, Coreia do Sul e Quênia. Na outra chave ficaram Japão, Itália, China, República Dominicana, Argélia e Argentina. As brasileiras estreiam contra os Estados Unidos e terão pela frente Quênia, Alemanha, Coreia, Sérvia, China, Itália, Japão, Argentina, Argélia e República Dominicana
O regulamento é o mesmo para as duas categorias: Doze equipes divididas em dois grupos. Nas duas primeiras fases, as equipes enfrentam os rivais em seus grupos. Em seguida, os jogos são contra adversários do outro grupo. As três equipes mais bem classificadas se garantem nos Jogos Olímpicos.
As mulheres entram em quadra primeiro: o torneio acontece entre os dias 4 e 18 de novembro. O torneio masculino acontece em seguida, entre 20 de novembro e 4 de dezembro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.