Topo

Classificatório olímpico, Circuito Mundial poderá ter volta do Rio de Janeiro em 2012

Em 2011, Larissa (e) e Juliana sagraram-se hexacampeãs do Circuito Mundial. Entre os homens, o título ficou com Alison e Emanuel - Divulgação/FIVB
Em 2011, Larissa (e) e Juliana sagraram-se hexacampeãs do Circuito Mundial. Entre os homens, o título ficou com Alison e Emanuel Imagem: Divulgação/FIVB

Do UOL Esporte

Em São Paulo

16/11/2011 12h16

Berço do vôlei de praia no Brasil, o Rio de Janeiro pode voltar a sediar uma etapa do Circuito Mundial da modalidade após sete anos. A FIVB (Federação Internacional de Vôlei) divulgou nesta quarta-feira o calendário da temporada 2012 e revelou que a capital fluminense está na disputa com Brasília para definir qual das duas abrirá o Circuito no ano que vem.

Ainda que a sede não esteja oficialmente escolhida, já se sabe que, pela quarta temporada consecutiva, uma etapa brasileira será a primeira do campeonato – nos últimos três anos, a abertura aconteceu na capital nacional. A data já está definida, entre 16 e 22 de abril.

Embora não seja o último, o Circuito 2012 será o principal qualificatório para os Jogos de Londres. Ao todo, 16 vagas para a Olimpíada serão adquiridas neste campeonato, somando-se ainda os pontos já conquistados na temporada 2011. Vale lembrar que, pela primeira vez, as vagas não serão válidas para as duplas, mas sim para os países. Desta maneira, por mais que uma parceria tenha a maior pontuação entre todas de uma nação, será a federação nacional local que decidirá quem levará para Londres.

A classificação olímpica dentro do Circuito Mundial se encerrará na oitava etapa do ano, no Grand Slam de Roma, entre os dias 12 e 17 de junho. A partir da rodada seguinte, em Stavanger, as etapas valerão pontos apenas para o campeonato anual, e não mais como qualificatório para os Jogos.

Além das 16 vagas olímpicas conquistadas no Circuito Mundial, serão distribuídas outras cinco em torneios continentais e mais duas na Copa do Mundo de vôlei de praia, entre 24 de junho e 1º de julho. A última vaga é reservada para o país-sede, no caso, a Grã-Bretanha.

Ainda sobre o calendário do Circuito Mundial, serão nada menos do que nove Grand Slams, maior número da história. Essas etapas, todas com chaves masculinas e femininas, serão disputadas em Xangai e Pequim (China), Moscou (Rússia), Roma (Itália), Stavanger (Noruega), Gstaad (Suíça), Berlim (Alemanha), Klagenfurt (Áustria) e Stare Jablonki (Polônia).

Entre as etapas open, Sanya (China), Aland (Finlândia) e Bang Saen (Tailândia) terão apenas disputas femininas, Myslowice (Polônia), Praga (República Tcheca) e Agadir (Marrocos) terão somente chaves masculinas e Rio ou Brasília e Québec (Canadá) serão etapas para homens e mulheres. O Circuito 2012 termina em outubro.