Topo

Brasil bloqueia EUA e vence a segunda na Copa do Mundo de vôlei

Os brasileiros Marlon e Lucão bloqueiam o ataque do norte-americano Priddy - FIVB/Divulgação
Os brasileiros Marlon e Lucão bloqueiam o ataque do norte-americano Priddy Imagem: FIVB/Divulgação

Do UOL Esporte

Em São Paulo

21/11/2011 07h13

Vindo de vitórias na estreia da Copa do Mundo de Vôlei, Brasil e Estados Unidos se enfrentaram nesta segunda-feira, em Kagoshima, pela liderança do torneio. E apesar dos fortes ataques do time americano, o Brasil impôs seu jogo, sacou e bloqueou bem (foram cinco pontos de saque e 16 de bloqueio) vencendo a partida por 3 sets a 1, parciais de 25-17, 25-18, 16-25 e 25-16. Vissotto, com 18 pontos, foi o maior pontuador do Brasil. Com a vitória, a seleção brasileira lidera a competição com seis pontos ao lado da Polônia. Já os EUA estão em sexto com três pontos. 

O início do jogo foi equilibrado, com as equipes confirmando seus saques impedindo que algum time abrisse vantagem. Sem Dante, que se lesionou na estreia contra o Egito (Giba foi o titular), mas com Marlon recuperado, o Brasil conseguiu abrir vantagem e em ataque de Vissoto fez 15-12. Explorando o bloqueio adversário e forçando o saque, a seleção chegou a 21-16 e, com um ataque de Théo, fechou o set em 25-17.

BRASIL PERDE DANTE, MAS COMEMORA 'UM DOS MELHORES JOGOS NO ANO'

  • Divulgação FIVB

    Antes da vitória contra os Estados Unidos a seleção brasileira recebeu uma notícia ruim: o ponta Dante, que sentiu uma lesão no abdômen no domingo, está fora pelo menos até o próximo jogo, contra a Itália, na terça-feira. Mesmo sem ele, o time venceu os Estados Unidos de forma convincente. A atuação rendeu elogios do central Lucão: "Esse foi um dos melhores jogos que fizemos neste ano. Sacamos e bloqueamos muito bem e isso fez a diferença", afirmou.

No segundo set a estratégia do Brasil foi a mesma - forçar o saque e dificultar a defesa adversária. Apesar disso o time americano dificultou a partida chegando a liderar por 9-8. Mas com uma ótima sequência de saques de Vissotto, o Brasil fez cinco pontos seguidos, abrindo 14-10. A partir disso, coube ao Brasil manter a vantagem e fechar o set novamente com um ace de Vissotto em 25-18.

Em desvantagem no placar, os Estados Unidos começaram o terceiro set com Thornton como levantador. A mudança deu certo, os americanos aproveitaram a falta de atenção dos brasileiros e chegaram a abrir 18-11. Nem mesmo as paradas de Bernardinho surtiram efeito e, após ataque de Priddy, os Estados Unidos venceram o terceiro set em 25-16.

O quarto set começou novamente com os americanos melhor e abrindo 4-1. Mas o Brasil recuperou-se e com dois pontos de saque de Sidão abriu 7-5. Animada, a seleção seguiu firme e, novamente com Sidão, dessa vez no bloqueio, abriu 14-9. Com os americanos errando bastante, coube ao Brasil administrar a vantagem e, após bloqueio de Murilo, fechar o set em 25-16 e a partida em 3 sets a 1 em pouco mais de 1 hora e meia.

OPINIÃO: BRUNO VOLOCH

Uma vitória pra lá de convincente da seleção brasileira!

"Foi uma boa partida. Era um jogo tenso pela perda do Dante e estávamos um pouco restritos em relação a eventuais necessidades de mudanças. Mas o time jogou colocando uma pressão forte no saque e, com isso, colocamos os Estados Unidos em dificuldades. O ritmo de jogo ainda nos preocupa, mas o time fez uma boa partida e a tendência é melhorar", afirmou o técnico Bernardinho.

A seleção brasileira iniciou a partida com Marlon, Vissotto, Giba, Murilo, Sidão e Lucão, além do líbero Escadinha. Théo e Bruninho também entraram em quadra. Com 16 pontos, Lucão foi eleito o melhor do jogo. Na próxima rodada o Brasil encara a Itália, novamente às 4h (horário de Brasília). Os três primeiros colocados ao final da competição garantem vaga nos Jogos Olímpicos de Londres-2012.

ASSISTA AOS MELHORES MOMENTOS DA PARTIDA