Topo

Brasil perde Dante, mas comemora 'um dos melhores jogos do ano' após vencer os EUA

Brasileiros comemoram ponto na vitória por 3 sets a 1 contra os Estados Unidos  - Divulgação FIVB
Brasileiros comemoram ponto na vitória por 3 sets a 1 contra os Estados Unidos Imagem: Divulgação FIVB

Do UOL Esporte

Em São Paulo

21/11/2011 10h07

Antes da vitória contra os Estados Unidos, por 3 sets a 1, na segunda rodada da Copa do Mundo de vôlei, a seleção brasileira masculina recebeu uma notícia ruim: o ponta Dante, que sentiu uma lesão na região do abdômen, está fora pelo menos até o próximo  jogo, contra a Itália, no encerramento da primeira fase.

O atleta fez uma ressonância magnética após a partida contra o Egito, no domingo, e o exame apontou uma lesão. Porém, os médicos da equipe estão otimistas, já que Dante não teve uma ruptura do músculo. Apesar disso, ainda não é possível fazer uma previsão de quando o camisa 18 poderá voltar a ser relacionado para os jogos na competição. A hipótese de não atuar mais nesta Copa do Mundo, inclusive, não deve ser descartada.

"É muito difícil dar um prognóstico de volta quando se trata de lesão muscular. Pode ser que ele volte daqui a três dias, como pode ser que leve três semanas. Vamos fazer o tratamento intensivo todos os dias, mas o que podemos dizer, agora, é que, hoje e amanhã, ele não tem condições de jogo", disse Álvaro Chamecki, médico da seleção, pouco antes do time vencer os Estados Unidos.

BRASIL BLOQUEIA OS ESTADOS UNIDOS E VENCE A SEGUNDA NA COPA DO MUNDO

  • DIVULGAÇÃO FIVB

    Vindo de vitórias na estreia da Copa do Mundo de Vôlei, Brasil e Estados Unidos se enfrentaram nesta segunda-feira, em Kagoshima, pela liderança do torneio. E apesar dos fortes ataques do time americano, o Brasil impôs seu jogo, sacou e bloqueou bem (foram cinco pontos de saque e 16 de bloqueio) vencendo a partida por 3 sets a 1, parciais de 25-17, 25-18, 16-25 e 25-16. Vissotto, com 18 pontos, foi o maior pontuador do Brasil. Com a vitória, a seleção brasileira lidera a competição com seis pontos ao lado da Polônia. Já os EUA estão em sexto com três pontos.

Enquanto os companheiros se esforçam dentro de quadra, Dante terá uma rotina intensa fora dela. Segundo o fisioterapeuta Guilherme Tenius, o Fiapo, o ponteiro fará tratamento intensivo nos próximos dias para primeiramente amenizar a dor. "Como não apareceu nenhuma ruptura muscular, temos que correr para tentar tirar o quadro de dor. Para isso, ele vai fazer fisioterapia todos os dias, algumas vezes por dia, com gelo e micro-corrente, que acelera um pouco o processo da cicatrização", disse Fiapo.

Mesmo sem Dante, a seleção brasileira conseguiu vencer os Estados Unidos com relativa tranquilidade, e garantiu ao menos a vantagem no confronto direto contra um dos principais rivais às três vagas que a Copa dá para os Jogos Olímpicos de Londres. Para o meio de rede Lucão, a partida desta segunda-feira foi especial.

"Esse foi um dos melhores jogos que fizemos neste ano. Sacamos e bloqueamos muito bem e isso fez a diferença. Foi um bom jogo e sair como o melhor é gratificante. Acho que consegui bloquear bem e o saque do Vissotto facilitou muito para o nosso jogo. O mais importante foi ter somado mais três pontos", disse o central, autor de 16 pontos na partida.

O técnico Bernardinho também exaltou a boa atuação de seus comandados diante dos americanos. Segundo ele, a ausência de Dante chegou a preocupar, mas o bom ritmo dos brasileiros no saque melhorou a situação. "Foi uma boa partida. Era um jogo tenso, pela perda do Dante, e estávamos um pouco restritos em relação a eventuais necessidades de mudanças, mas o time jogou colocando uma pressão forte no saque e, com isso, colocamos os Estados Unidos em dificuldades. O ritmo de jogo ainda nos preocupa, mas o time fez uma boa partida e a tendência é melhorar", afirmou.