Brasil desperdiça três match-points e perde a primeira na Copa do Mundo de vôlei
A seleção brasileira masculina sofreu nesta terça-feira sua primeira derrota na Copa do Mundo, disputada no Japão. Contra a Itália, uma das principais forças do vôlei mundial, o Brasil teve três chances para fechar a partida, mas não conseguiu marcar o ponto final. Em um ace, os europeus fecharam a partida em 3 sets a 2, parciais de 25-16, 20-25, 18-25, 25-21 e 22-20, em 2h31 de jogo. O maior pontuador foi o italiano Michal Lasko, com 27 pontos.
Com o revés, a equipe nacional chegou aos sete pontos e perdeu a liderança da competição. A Polônia, invicta até o momento, tem nove pontos e lidera. A Itália chegou aos cinco pontos na classificação.
O Brasil começou a partida desta terça-feira em um ritmo bastante lento, ao contrário dos adversários que, ligados em quadra, e contando com boa atuação de Ivan Zaytsev, abriu 6 a 3 e depois 16 a 7 na primeira parcial. Bernardinho tentou acordar o time durante a parada técnica, mas não surtiu efeito. As seleções trocaram pontos e a Itália fechou em 25 a 16.
No segundo set, a seleção brasileira voltou melhor e, desta vez, conseguiu se impôr e abrir vantagem (8 a 4) na primeira parada técnica. O destaque brasileiro até então era Leandro Vissotto, que chamou a responsabilidade e virou bolas importantes quando foi acionado pelo levantador Marlon, que sentiu que Giba e Murilo não estavam bem. Com Vissotto bem, o Brasil empatou em 1 a 1.
OUTROS RESULTADOS
Irã 3 x 2 Sérvia |
Polônia 3 x 1 Argentina |
China 0 x 3 Egito |
Estados Unidos 0 x 3 Rússia |
Japão 0 x 3 Cuba |
Com moral após a vitória na parcial anterior, os comandados de Bernardinho voltaram melhor ainda no terceiro set. A defesa e o passe encaixaram e, com fortes saques entrando, principalmente de Sidão, o time deslanchou. Giba e Murilo cresceram na partida e deram mais opção na distribuição de bolas para os levantadores Marlon e Bruno, que se alternaram na posição em quadra na parcial.
Para a Itália, era tudo ou nada no quarto set. No início, o equilíbrio imperou e os dois times chegaram a liderar o marcador. Mesmo com defesas impressionantes do líbero Serginho, os europeus conseguiram abrir no marcador e chegaram à segunda parada técnica com 16 a 12. Nem mesmo a chamada de Bernardinho nos jogadores surtiu efeito, e a Itália conseguiu empatar o confronto em 2 a 2, levando a decisão para o tie-break.
O set desempate foi dos mais emocionantes, com várias trocas de bola e pontos disputados. Os italianos estavam na frente, mas na passagem de Sidão pelo saque, o Brasil empatou e passou à frente. A seleção brasileira chegou a ter três chances para fechar o confronto e garantir a vitória, mas não soube aproveitar, com um bloqueio sofrido por Vissotto, que também errou um saque, e um ataque desperdiçado por Giba. Em um ponto de saque de Travica, a Itália fechou o jogo.
O Brasil volta à quadra agora somente na quinta-feira, às 4h (de Brasília), contra a Rússia, enquanto os italianos enfrentarão a China.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.