Topo

Brasil bate Rússia, vinga derrota na final da Liga Mundial e se recupera na Copa do Mundo

O central Lucão, que marcou seis pontos na partida, comemora vitória sobre a Rússia - FIVB/Divulgação
O central Lucão, que marcou seis pontos na partida, comemora vitória sobre a Rússia Imagem: FIVB/Divulgação

Do UOL Esporte

Em São Paulo

24/11/2011 06h31

Depois de perder para a Itália na última rodada da Copa do Mundo de vôlei, a seleção brasileira masculina apresentou um grande volume de jogo nesta quinta-feira e venceu o forte time da Rússia, que estava invicto no torneio, com facilidade por 3 sets a 0 (25-16, 25-19, 25-22) e de quebra ainda “vingou” a derrota para os europeus na final da última edição da Liga Mundial, em julho.

Ao contrário do aconteceu contra a seleção italiana, o Brasil começou a partida ligado e logo abriu uma boa vantagem no placar (4 a 1). Na primeira parada técnica da partida, a equipe comandada por Bernardinho tinha quatro pontos de frente no marcador. Porém, a Rússia tratou de mostrar a sua força e empatou o set em 10 a 10.

JAQUELINE VOLTA BEM APÓS ACIDENTE NO PAN DE GUADALAJARA

Sem alarde, Jaqueline voltou a jogar na última terça-feira pela semifinal do Campeonato Paulista de Vôlei, em sua primeira partida desde o acidente sofrido na estreia do Pan de Guadalajara, dia 15 de outubro, quando bateu cabeça com a líbero Fabi e sofreu uma fratura na cervical. Leia mais

Com o saque forte e o bloqueio chegando em todas as bolas, o jogo brasileiro começou a incomodar os russos, que erraram algumas bolas. Quando o Brasil se encaminhava para fechar o jogo e vencia por 22 a 16, o técnico russo Vladimir Alekno parou o jogo na tentativa de esfriar a partida. Porém, a estratégia não deu resultado, na volta Lucão conseguiu um ace e o Brasil aumentou a vantagem para fechar a primeira parcial em 25 a 16.

Diferentemente do 1º set, o 2º set começou equilibrado com as duas seleções trocando bolas. A equipe brasileira conseguiu abrir somente no segundo tempo técnico, quando chegou com três pontos de vantagem, para depois só administrar a margem e fechar o set em 25 a 19, em um bloqueio individual de Giba, que vibrou muito durante toda a partida.

O 3º set também teve um início disputado, com as duas seleções se alternando na liderança do placar e não deixando o rival se distanciar. O time de Bernardinho conseguiu abrir dois pontos de frente, fez 13 a 11 e viu o técnico russo parar o jogo para quebrar o ritmo brasileiro, mas na volta o time verde e amarelo novamente contou com uma boa passagem no saque, agora com Murilo, maior pontuador brasileiro na partida, e abriu 15 a 11.


O saque russo também entrou e eles chegaram a ameaçar encostar no placar (16 a 18), o que fez com que Bernardinho também parasse o jogo para esfriar o ritmo dos europeus. A tática deu certo e em um ataque de Giba, o Brasil venceu o set por 25 a 22 e fechou o jogo em 3 sets a 0.

Com a vitória, o time brasileiro chega aos dez pontos e volta para liderança da competição, ultrapassando também a seleção da Polônia, que era outra invicta na Copa do Mundo, mas acabou surpreendida e perdeu por 3 sets a 2 para o Irã nesta madrugada.

O próximo desafio do time brasileiro é na madrugada desta sexta-feira, às 4h, contra a China, última colocada da tabela de classificação e que ainda não somou pontos na competição no Japão. 

VEJA OS MELHORES MOMENTOS DA VITÓRIA BRASILEIRA: