Topo

Com apoio da torcida, Brasil bate Argentina e vence a 5ª na Copa do Mundo de vôlei

Leandro Vissotto foi o maior pontuador do Brasil no jogo com 17 pontos - FIVB/Divulgação
Leandro Vissotto foi o maior pontuador do Brasil no jogo com 17 pontos Imagem: FIVB/Divulgação

Do UOL Esporte

Em São Paulo

27/11/2011 07h35

A seleção brasileira masculina começou bem a terceira fase da Copa do Mundo de vôlei no Japão com uma vitória por 3 sets a 0 contra a Argentina, com parciais de 25-22, 25-20 e 25-21, e manteve a terceira colocação da competição com 15 pontos, mesma pontuação da Rússia, que leva vantagem nos critérios de desempate e um ponto atrás da Polônia, que lidera o torneio. Os primeiros colocados garantem vaga para os Jogos Olímpicos de Londres em 2012.

ESCADINHA MINIMIZA DISCUSSÃO COM BERNARDINHO E GARANTE UNIÃO

A vitória brasileira contra a Argentina ficou marcada pela discussão entre o líbero Serginho e o técnico Bernardinho, que discutiram durante uma parada no 2º set na partida. Após o jogo, Escadinha minimizou o fato, disse que essas coisas acontecem e que a equipe segue unida em busca do título.

"Esse tipo de coisa faz parte. Não conseguimos jogar calado. A nossa equipe tem um espírito guerreiro dentro da quadra e isso foi uma discussão normal. Já havia acontecido em outras vezes. O importante é que o campeonato segue e vamos seguir unidos como sempre. Se for pra discutir e vencer por 3 a 0 sempre, não tem problema", brincou. Leia mais

Depois de poupar os titulares na última sexta-feira, quando o Brasil teve dificuldades para vencer a China por 3 sets a 2, o que fez com que a seleção somasse apenas dois pontos, o técnico Bernardinho escalou força máxima para o clássico sul-americano deste domingo, no qual o Brasil contou com o apoio da torcida japonesa.

"Foi emocionante. Ver o Japão dominado por brasileiros é realmente muito legal. Vimos um ginásio iluminado pela cor amarela e, com certeza, nos sentimos mais energizados e mais fortes para essa partida. Jogar em Hamamatsu é diferente e sempre muito especial", comemorou o levantador Marlon.

Apesar do apoio da torcida, novamente o time brasileiro não começou bem a partida e viu a Argentina abrir 2 a 0, que não contava com Conte, seu principal jogador, que com dores no joelho foi poupado. O Brasil conseguiu o empate em 10 a 10, depois de um bom saque do levantador Marlon.

A equipe comandada por Bernardinho chegou ao segundo tempo técnico na frente (16 a 14) e conseguiu abrir três pontos de vantagem, fazendo 18 a 15. Então, o técnico argentino Javier Weber pediu tempo e viu sua equipe empatar em 22 a 22. Porém, o Brasil mostrou superioridade e fechou o 1º set em 25 a 22.

O equilíbrio marcou o início do 2º set, com as duas equipes trocando pontos. O time verde e amarelo conseguiu abrir três pontos de vantagem (14 a 11) e tratou de administrar a diferença, para fechar a parcial em 25 a 20.

Porém, se dentro da quadra, o Brasil fechou o set até com certa tranquilidade, os ânimos do lado de fora estavam exaltados. Durante uma parada técnica no set, o líbero Escadinha e o técnico Bernardinho discutiram de maneira áspera.


O incidente não afetou o time brasileiro, que voltou melhor para o 3º set e liderou o marcador toda a parcial. Na primeira parada técnica, o Brasil tinha dois pontos de vantagem (8 a 6), que aumentou em  umace de Giba (11 a 7). Com uma boa passagem de Marlon pelo saque, a seleção brasileira abriu seis pontos de vantagem (15 a 9).

Porém, o time brasileiro começou a errar e permitiu que a equipe Argentina encostasse no placar, mas os hermanos não tiveram tempo de buscar uma reação definitiva e Sidão, em um ponto de bloqueio, fechou o set para o Brasil em 25 a 21 e partida em 3 sets a 0.

Com 17 pontos, o oposto brasileiro Leandro Vissotto, maior pontuador da partida, foi eleito o melhor jogador ao final da partida entre Brasil e Argentina pela Copa do Mundo de vôlei neste domingo.

Na madrugada desta segunda-feira, o Brasil enfrenta o jovem time de Cuba, às 4h (horário de Brasília) e fecha a participação na 3ª fase, na terça-feira contra a seleção da Sérvia. Depois embarca para Tóquio, onde enfrentará Irã, Polônia e Japão, no encerramento da competição.

VEJA OS MELHORES MOMENTOS DA VITÓRIA DO BRASIL: