Topo

Bernardinho exalta atuação brasileira contra Cuba, mas lamenta derrota 'nos detalhes'

Bernardinho orienta os jogadores da seleção brasileira na derrota para Cuba  - Divulgação FIVB
Bernardinho orienta os jogadores da seleção brasileira na derrota para Cuba Imagem: Divulgação FIVB

Do UOL Esporte

Em São Paulo

28/11/2011 11h50

Bernardinho costuma ficar bastante irritado quando a seleção brasileira masculina de vôlei perde. No entanto, nesta segunda-feira, após o revés por 3 a 2 para Cuba, na Copa do Mundo do Japão, o comandante, sereno, elogiou bastante a atuação da equipe nacional. O técnico apenas chamou a atenção para alguns pequenos detalhes que fizeram a diferença no placar, como os pontos de bloqueio cedidos aos caribenhos.

"O time lutou e fez uma boa partida, de alto nível. Jogamos de uma forma correta. Só precisamos ter um pouco mais de atenção em algumas situações de dificuldades, com bolas ruins, para não enfrentar e conceder os pontos de bloqueios. Precisamos trabalhar um pouco mais a bola, tocar e deixar que eles também se atrapalhem um pouco mais", afirmou Bernardinho, em entrevista coletiva.

Para o treinador, a partida contra Cuba foi a terceira melhor do Brasil na competição, que garante os três primeiros colocados nos Jogos Olímpicos de Londres (ING), em 2012. "Foi um jogo muito igual. Fomos efetivamente um time. Depois dos jogos contra Rússia e Estados Unidos, essa foi a nossa melhor partida. Agora, temos que recuperar as energias para a partida decisiva de amanhã (terça-feira), contra a Sérvia", completou.

Giba, capitão da equipe e autor de 21 pontos (melhor do time), acredita que a disputa pelo título da Copa do Mundo ficou um pouco mais complicada após a derrota, já que o Brasil está em terceiro, com 16 pontos, enquanto a Polônia lidera com 19  e a Rússia está em segundo, com 18. No entanto, o camisa 7 seguiu a linha de pensamento de Bernardinho e também elogiou o desempenho do time em quadra.

"Sabemos que o jogo é sempre muito difícil contra Cuba. Sacamos muito bem no primeiro set e depois perdemos um pouco o tempo de bloqueio deles e eles acabaram começando a rodar bola. Mas foi uma partida bem jogada e em um 3 a 2 como esse não temos muito o que lamentar. O título fica difícil, mas sabemos que a classificação é o mais importante. Por isso, temos que continuar fazendo pontos", afirmou.

A seleção brasileira volta à quadra nesta terça-feira, às 7h20 (de Brasília), contra a Sérvia, no encerramento da terceira fase. O time europeu está em 10º lugar, com apenas uma vitória em sete jogos.