Topo

Brasília vence disputa com o Rio e abre Circuito Mundial de praia pelo 4º ano seguido

Juliana e Larissa venceram a etapa de Brasília do Circuito Mundial nos últimos 3 anos - Divulgação/FIVB
Juliana e Larissa venceram a etapa de Brasília do Circuito Mundial nos últimos 3 anos Imagem: Divulgação/FIVB

Do UOL, em São Paulo

17/01/2012 14h11

Na expectativa de voltar a sediar uma etapa do Circuito Mundial de vôlei de praia depois de sete anos, o Rio de Janeiro perdeu a disputa com Brasília em informação confirmada nesta terça-feira pela FIVB (Federação Internacional de Vôlei).

A capital brasileira abrirá o campeonato pela quarta temporada consecutiva. A etapa masculina e feminina começará no dia 16 de abril e terminará no dia 22 do mesmo mês, coincidindo, como nos últimos anos, com a comemoração de aniversário da capital federal - Brasília completará 52 anos no dia 21.

Embora não seja o último, o Circuito 2012 será o principal qualificatório para os Jogos de Londres. Ao todo, 16 vagas para a Olimpíada serão adquiridas neste campeonato, somando-se ainda os pontos já conquistados na temporada 2011. Vale lembrar que, pela primeira vez, as vagas não serão válidas para as duplas, mas sim para os países. Desta maneira, por mais que uma parceria tenha a maior pontuação entre todas de uma nação, será a federação nacional local que decidirá quem levará para Londres.

A classificação olímpica dentro do Circuito Mundial se encerrará na oitava etapa do ano, no Grand Slam de Roma, entre os dias 12 e 17 de junho. A partir da rodada seguinte, em Stavanger, as etapas valerão pontos apenas para o campeonato anual, e não mais como qualificatório para os Jogos.