Topo

Confirmado há dez dias no Rei da Praia, Solberg esquece doping e lesão por título

Competidores do Rei da Praia seguram troféu que estará em disputa em Ipanema - Juliane Medeiros/UOL Esporte
Competidores do Rei da Praia seguram troféu que estará em disputa em Ipanema Imagem: Juliane Medeiros/UOL Esporte

Juliane Medeiros

Do UOL, no Rio de Janeiro

24/02/2012 13h22

O ano de 2012 vai começar para valer para Pedro Solberg a partir deste sábado. Confirmado há apenas dez dias na disputa do Torneio Rei da Praia, na praia de Ipanema, no Rio de Janeiro, o atleta quer esquecer a última temporada cheia de problemas. O objetivo do jogador é conquistar o título para iniciar o ano olímpico com força total.

Após erro em exame antidoping, Solberg afirma que vai processar laboratório

  • FIVB/Divulgação

    A suspensão da Ladetec da UFRJ pela Agência Mundial Antidoping (Wada), laboratório que errou no exame antidoping de Pedro Solberg, jogador de vôlei de praia, será um argumento a mais usado pela defesa do atleta na ação indenizatória que ele pretende mover contra o laboratório.

    "Vou processar o Ladetec, claro. Meus advogados já estão estudando o caso. É algo que eu já tinha definido há muito tempo, e não agora, depois da decisão da Wada", afirmou o atleta em entrevista ao jornal O Globo.

Em julho de 2011, Solberg foi acusado de doping pela Federação Internacional de Vôlei, FIVB, pelo uso de esteroides. A confirmação não veio, e o caso foi encerrado. O estrago, no entanto, já havia sido feito. O jogador perdeu patrocínios, parcerias e posição no ranking.

Para completar, em novembro, o atleta sofreu uma fratura no pé esquerdo e mais uma vez viu a chance de disputar a Olimpíada de Londres se tornar uma incógnita.

Empolgado com a chance de voltar a competir, Solberg falou sobre a volta por cima. O plano é levar a coroa nas praias cariocas para esquecer as dificuldades da última temporada.

“Eu estou muito empolgado com o torneio. É uma chance única. O ano de 2011 foi muito complicado, eu não esperava passar pelo que passei, foi muito difícil. E ainda quebrei o pé no final do ano. Eu só tive a confirmação de que poderia participar do torneio há dez dias. Agora eu quero esquecer o que passou e pensar no futuro”, declarou Pedro Solberg, que é filho de Isabel, musa do vôlei de quadra nas décadas de 1970 e 1980.

A missão do jogador não será fácil. O evento em Ipanema contará com Alison, Emanuel, Ricardo, Harley, Pedro Cunha, Márcio e Bruno Schmidt.

Em ano de Olimpíada, os competidores esperam que a modalidade seja mais observada. O vôlei de praia é um dos esportes mais cotados para garantir medalha pra o Brasil nos Jogos-2012.

Para Emanuel, campeão olímpico e mundial, essa é a hora de fazer com que o esporte cresça ainda mais.

“Meu apelo é fazer com que o vôlei de praia siga nessa crescente. Se o vôlei não estivesse na Olimpíada, nós não teríamos toda essa estrutura. Agradeço aos que vieram antes da minha geração, pois eles abriram o caminho para nós. Os mais jovens têm que manter isso aqui. Nosso país ainda vai ser muito mais vitorioso”, disse Emanuel.

O Rei da Praia será disputado entre sábado e domingo nas areias da praia de Ipanema. Ricardo foi o único atleta que participou de todas as edições da competição. O jogador disse que quer o título mais uma vez.

"Eu fui o único atleta que participou de todas as edições. Mais uma vez eu estou aqui, isso o mostra o quanto esse torneio é importante pra mim. Meus companheiros que me desculpem, mas eu quero sair daqui coroado. Ainda espero participar por muito tempo do Rei da Praia", completou Ricardo.