Topo

CBV anuncia novo ranking e volta a liberar 2 estrangeiros por time na Superliga masculina

Do UOL, em São Paulo

29/02/2012 16h24

Mais cedo do que fez nos últimos anos, a CBV (Confederação Brasileira de Vôlei) anunciou nesta quarta-feira o novo ranking da modalidade para a edição 2012/2013 da Superliga. Sem grandes mudanças entre os jogadores mais bem ranqueados, a maior novidade ficou por conta da permissão a dois estrangeiros por time na versão masculina do torneio.

A alteração também não é tão nova assim. Na verdade, a entidade só retoma o que já acontecia há até um ano. A decisão de restringir de dois para um estrangeiro por equipe foi aplicada à Superliga atual, mas já foi derrubada. No feminino, os times já podem usar duas atletas de nacionalidade não-brasileira.

Outra mudança se refere à quantidade de atletas de pontuação máxima por elenco. Agora, cada time pode ter até três jogadores de valor 7, desde que respeite o máximo de 32 pontos no coletivo.

No que diz respeito à pontuação dos atletas, as principais mudanças aconteceram entre as mulheres. A levantadora Fernanda Venturini, que voltou a jogar neste ano, subiu de cinco para sete pontos. Seguem ainda com pontuação máxima as campeãs olímpicas Fabiana, Fofão, Mari, Jaqueline, Paula Pequeno, Sheilla, Thaísa e Walewska, além da ponteira Natália. Fabi, da Unilever, e Fernanda Garay, do Vôlei Futuro, passaram de cinco para seis pontos, e Juciely, também do time carioca, foi quem mais subiu, passando de quatro para seis.

Entre os homens, os mesmos oito atletas continuam com sete pontos: Bruninho, Dante, Giba, Leandro Vissotto, Lucão, Murilo, Ricardinho e Rodrigão. Camejo, do Vôlei Futuro, Théo, do RJX, Wallace Martins, do Sesi, e Wallace de Souza, do Cruzeiro, passaram de cinco para seis pontos.