Topo

Piccinini volta, mas Itália terá time misto no Grand Prix de vôlei feminino

Musa e uma das principais jogadoras da seleção italiana, ponteira Francesca Piccinini está de volta à equipe para a disputa do Grand Prix 2012 - REUTERS/Jorge Silva
Musa e uma das principais jogadoras da seleção italiana, ponteira Francesca Piccinini está de volta à equipe para a disputa do Grand Prix 2012 Imagem: REUTERS/Jorge Silva

Do UOL, em São Paulo

06/04/2012 16h26

O técnico Massimo Barbolini anunciou nesta sexta-feira a convocação da Itália para o Grand Prix feminino de vôlei, a ser disputado no mês de junho. Embora conte com o retorno da ponteira Francesca Piccinini, a lista tem a ausência de grandes estrelas italianas e mostra que o país levará uma equipe mista para o último campeonato antes dos Jogos Olímpicos de Londres-2012.

Considerada como uma das melhores levantadoras do mundo, a veterana Lo Bianco puxa o rol de ausências da convocação italiana. Além dela, estão fora Del Core, Gioli, Cardullo e a argentina naturalizada Carolina Costagrande, eleita melhor jogadora da Copa do Mundo do ano passado.

Apesar dos desfalques, poupados por Barbolini, a Itália ainda terá outros nomes de expressão como Rondon, Ortolani, Bosetti, Arrighetti, Barazza, Croce e Guiggi, além da própria Piccinini, segunda jogadora mais velha (32 anos) da equipe atrás apenas da líbero Paola Croce. Piccinini pediu dispensa da seleção no ano passado e ficou fora da Copa do Mundo, retornando agora.

Na primeira rodada do Grand Prix, a Itália enfrentará Polônia, Sérvia e Brasil na cidade de Lodz. Na semana seguinte, os adversários serão Alemanha, Estados Unidos e novamente a seleção brasileira, desta vez em São Bernardo. Por fim, na última rodada da fase classificatória, as europeias enfrentarão Polônia, República Dominicana e Argélia ou Taiwan. Apesar da tradição, o time italiano nunca venceu uma edição do Grand Prix, tendo ficado duas vezes com a medalha de prata e quatro vezes com o bronze.