Topo

Fernanda Venturini revela dores e garante aposentadoria definitiva após a Superliga

Fernanda Venturini, aos 41 anos, sofreu com dores no joelho durante a temporada - Divulgação/CBV
Fernanda Venturini, aos 41 anos, sofreu com dores no joelho durante a temporada Imagem: Divulgação/CBV

Do UOL, em São Paulo

09/04/2012 18h27

A decisão da Superliga feminina de vôlei será a última partida da carreira de Fernanda Venturini. Aos 41 anos, a levantadora se despedirá definitivamente das quadras após o jogo entre Unilever e Sollys/Nestlé, no próximo sábado. Nesta sexta-feira, através de um comunicado divulgado pela equipe carioca, Venturini garantiu que não atuará na próxima temporada, devido também às dores que a incomodam.

"Foi uma experiência gostosa, prazerosa em relação ao convívio na equipe. Isso, com certeza. Mas, por outro lado, precisei conviver com problemas físicos, entre eles o desgaste da cartilagem articular do joelho e a hérnia cervical, que dificultaram muito o meu desempenho. Isso não foi nada agradável. Não treinei direito como eu gostaria e não quero o sofrimento de ter que tomar remédio para jogar", declarou. 

Em maio do ano passado, a jogadora, que é casada com o técnico Bernardinho, anunciou sua volta ao vôlei após quatro anos parada. Ela retornou em alto nível e conduziu a  Unilever até a final da competição nacional, da qual é oito vezes campeã.

Esta é a quarta vez que Fernanda Venturini anuncia sua aposentadoria. Em 2001, depois de ser vice-campeã brasileira pelo Vasco, ela se afastou das quadras para ser mãe. Porém, voltou em 2003 para defender o Osasco. Em abril de 2006, após a final da Superliga, aposentou-se pela segunda vez. O descanso, porém, durou pouco, e ela retornou às quadras em 2007, para atuar na Espanha. No fim da temporada, mais uma vez retirou-se do esporte, e só voltou em 2011.