Topo

Bloqueio funciona, Brasil faz melhor partida na Liga Mundial e atropela a Finlândia

Jogadores brasileiros comemoram ponto durante a fácil vitória contra a Finlândia - Divulgação FIVB
Jogadores brasileiros comemoram ponto durante a fácil vitória contra a Finlândia Imagem: Divulgação FIVB

Do UOL, em São Paulo

01/06/2012 16h28

Depois de três exibições instáveis nos primeiros jogos da Liga Mundial, a seleção brasileira de vôlei deu claros sinais de melhora. Nesta sexta-feira, a equipe brilhou no bloqueio, fez sua melhor partida até aqui na competição e atropelou a Finlândia: 3 sets a 0, parciais de 25 a 13, 25 a 14 e 25 a 14. O duelo, válido pela primeira rodada da segunda semana do Grupo B, foi disputado em Katowice, na Polônia.

Para conquistar sua segunda vitória na Liga, o Brasil contou com um entrosamento bastante afiado do levantador Ricardinho com o restante da equipe. Lembrando seus melhores momentos com a camisa verde-amarela até 2007, ele abusou das bolas rápidas com os atacantes e fez com que Wallace, Murilo, que fez sua estreia na Liga, e Sidão se destacassem. O último, aliás, foi o  maior pontuador do país no jogo, com 12 pontos.

Mesmo com um mau começo na competição, os comandados de Bernardinho eram os favoritos para a partida. E trataram de confirmar isso dentro de quadra desde o início do confronto. Com um alto volume de jogo graças à efetividade na recepção e no passe, Ricardinho mostrou que seu entrosamento com os companheiros melhorou. Por diversas vezes deixou Wallace, Murilo e Dante sem bloqueio para atacar, e foi assim que a equipe começou a abrir vantagem. O grande destaque do set, no entanto, foi outro: o bloqueio brasileiro. Liderado por Sidão, com quatro, o time fez 16 pontos no fundamento e venceu com tranquilidade.

Na segunda parcial, o Brasil conseguiu neutralizar as principais peças do adversário e, com isso, fez com que o triunfo fosse conseguido com relativa tranquilidade. O bloqueio pontuou menos, mas com Sidão e Rodrigão tocando na maioria das bolas, o trabalho da defesa foi facilitado. Com Ricardinho ainda mais solto em quadra, as bolas rápidas começaram a surgir com mais frequência e deixaram os finlandeses visivelmente perdidos em quadra, que abriu vantagem a partir da segunda parada técnica e venceu por 25 a 14.

Abalada pela desvantagem, a Finlândia tentou mexer na equipe e tirou dois titulares para o terceiro set. Mas não adiantou. De cara, na passagem de Ricardinho pelo saque, o Brasil abriu 5 a 0 em menos de dois minutos do set. Nem mesmo a ampla vantagem fez os brasileiros diminuírem o ritmo. E, assim, a vitória desenhada se confirmou, com mais um show no terceiro set: 25 a 14. 

A seleção brasileira volta à quadra neste sábado, às 15h, contra o Canadá, que foram derrotados pela Polônia (3 sets a 0) no primeiro jogo do grupo nesta sexta-feira.