Topo

Com pior início na Liga, Brasil vai pressionado ao palco de 1º título da Era Bernardinho

Nalbert, Maurício, Giovane e Ricardinho recebem o troféu da Liga Mundial em 2001 - AFP PHOTO/ROMAN KOSZOWSKI
Nalbert, Maurício, Giovane e Ricardinho recebem o troféu da Liga Mundial em 2001 Imagem: AFP PHOTO/ROMAN KOSZOWSKI

Luiz Paulo Montes

Do UOL, em São Paulo

01/06/2012 06h00

Em 11 anos sob o comando de Bernardinho, a seleção brasileira masculina de vôlei nunca tinha tido um início de Liga Mundial tão ruim quanto neste ano. Em três jogos realizados até aqui, foram duas derrotas, contra Polônia e Canadá, e uma vitória, contra a Finlândia, na semana retrasada, na primeira fase da competição. Esse retrospecto não havia acontecido nenhuma vez ainda desde 2001, quando o técnico assumiu a equipe. No ano anterior, sob o comando de Radamés Latari, o desempenho foi igual: uma vitória em três jogos.

OS TRÊS PRIMEIROS JOGOS DO BRASIL NA LIGA MUNDIAL DESDE 2001

AnoRetrospectoPosição final
2001Três vitóriasCampeão
2002Três vitóriasVice-campeão
2003Três vitóriasCampeão
2004Três vitóriasCampeão
2005Três vitóriasCampeão
2006Três vitóriasCampeão
2007Três vitóriasCampeão
20082 vitórias e 1 derrota4º lugar
2009Três vitóriasCampeão
20102 vitórias e 1 derrotaCampeão
2011Três vitóriasVice-campeão

Para tentar melhorar o retrospecto na competição, o Brasil começa nesta sexta-feira sua caminhada na segunda semana da Liga, contra os mesmos adversários. Às 15h, encara a Finlândia em um local que traz boas lembranças a alguns do grupo, pressionado por bons resultados no fim de semana.

Foi exatamente no Ginásio Spodek, em Katowice, na Polônia, que a equipe conquistou seu primeiro título na Era Bernardinho, no dia 30 de junho de 2001. Para embalar rumo à décima conquista do torneio, os jogadores sabem que precisam de, no mínimo, duas vitórias em três jogos neste fim de semana (sexta, sábado e domingo). 

"As derrotas fazem pensar e refletir e, com isso, me fazem tentar melhorar. Precisamos tirar lições dos resultados negativos, mas não posso deixar de falar que elas são muito decepcionantes. Por isso, no dia seguinte, acordo querendo treinar ainda mais, jogar ai", declarou o ponta Murilo, um dos mais experientes e capitão da seleção.

Daquele grupo campeão em 2001, apenas quatro jogadores estarão em quadra contra a Finlândia. Dante, Rodrigão, Escadinha e Ricardinho, que voltou a ser convocado após quase cinco anos de afastamento da equipe nacional. Giba também participou da conquista, mas segue em recuperação de uma cirurgia na canela e ainda não está à disposição de Bernardinho.

Com cinco pontos conquistados, o Brasil ocupa apenas a terceira posição do Grupo B até o momento e, para continuar sonhando com o título no último torneio antes dos Jogos Olímpicos de Londres, precisará correr atrás do prejuízo. Além dos finlandeses, os comandados de Bernardinho duelarão com Canadá, no sábado, e Polônia no domingo. 

Na próxima semana, a equipe brasileira jogará em casa e, provavelmente, com a obrigação de vencer os três jogos, que serão realizados em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Na semana seguinte, para encerrar a fase de classificação da Liga Mundial, os jogos do grupo serão realizados na cidade de Tampere, na Finlândia.

"Precisamos de, pelo menos, duas vitórias aqui para que o time fique bem no grupo e para pensarmos em uma evolução mais para frente. Teremos, ainda, um fim de semana no Brasil e outro na Finlândia, queremos muito jogar a Fase Final da Liga Mundial e tentar ganhar o décimo título", decretou Murilo.