Topo

Juliana e Larissa são derrotadas e, após oito anos juntas, encerram vitoriosa parceria

Juliana (e) e Larissa encerram a dupla, tantas vezes vitoriosa, neste sábado - FIVB/Divulgação
Juliana (e) e Larissa encerram a dupla, tantas vezes vitoriosa, neste sábado Imagem: FIVB/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

08/12/2012 20h23

Uma das parcerias mais vitoriosas do vôlei de praia mundial chegou ao fim neste sábado. Juliana e Larissa, medalhistas de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres, foram derrotadas nas semifinais da etapa carioca do Circuito Banco do Brasil e fizeram sua última partida juntas. Elas foram derrotadas pela dupla Lili e Rebecca por 2 sets a 1 e estão fora da competição.

Apesar da derrota, Larissa mostrou satisfação ao falar nas conquistas do ano da dupla e diz que não volta atrás na decisão de deixar o esporte.

"Estou muito feliz com o que a gente conquistou nesse segundo semestre, fomos muito vitoriosas e agora conseguimos chegar a mais uma semifinal. Elas (Lili e Rebecca) estão de parabéns", disse a atleta em entrevista ao canal Sportv.

Parceiras desde 2004, as duas acumularam diversos títulos na carreira. Naquele ano, elas sagraram-se vice-campeãs mundiais e começaram a trilhar uma trajetória de sucesso, que culminaria na medalha de bronze em Londres, na primeira Olimpíada que disputaram juntas. Nestes anos, foram cinco títulos do Circuito Mundial, além da conquista do Mundial da Itália, em 2010.

A decisão de se separarem foi tomada no início deste ano. Larissa, aos 30 anos, tem o desejo de ser mãe e não gostaria de esperar mais um ciclo olímpico para realizar seu sonho. Por isso, optou por dar um tempo na carreira - ela não descarta, no futuro, voltar a atuar na areia. Enquanto isso, sua agora ex-parceira se juntará à Maria Elisa, que se separou de Talita, a partir de janeiro de 2013.

Um dos motivos apontados como outro fator decisivo na separação de Juliana/Larissa são os frequentes desentendimentos entre elas. Em quadra, não era raro ver as duas batendo boca, especialmente pelo temperamento mais explosivo de Larissa. Em outubro, em contato com o UOL Esporte, a cearense negou isso.

"Não tem nada a ver isso, é uma bobagem. A Ju já sabia desde o começo do ano que eu tinha essa vontade de dar um tempo no fim desse ciclo. Não acho justo começar um novo ciclo olímpico e parar no meio para engravidar. Esse é o momento. Eu conversei com ela, e ela me apoiou, me agradeceu por tudo", afirmou a jogadora.