Topo

CBV escolhe jovem revelação como novo parceiro de Ricardo no vôlei de praia

Álvaro Filho (e), de 22 anos, jogará ao lado do veterano Ricardo, 16 anos mais velho do que ele - Divulgação/CBV
Álvaro Filho (e), de 22 anos, jogará ao lado do veterano Ricardo, 16 anos mais velho do que ele Imagem: Divulgação/CBV

Do UOL, em São Paulo

19/03/2013 15h54

Menos de um mês após ser pego de surpresa pela decisão de Pedro Cunha de se aposentar do vôlei de praia, o veterano Ricardo já tem um novo parceiro. Por decisão da comissão técnica da seleção brasileira, definida pela CBV (Confederação Brasileira de Vôlei), o escolhido foi Álvaro Filho, de 22 anos.

Segundo Letícia Pessoa, técnica principal da seleção masculina de vôlei de praia, a opção pelo paraibano reuniu critérios técnicos e uma preferência do próprio Ricardo, que, segundo ela, estava disposto a jogar com um duplista mais jovem.

“O Álvaro vem demonstrando uma maturidade e uma evolução muito grandes. Tem sido, inclusive, um dos melhores na seleção”, elogiou Letícia. “O Ricardo gostou e está bem empolgado”.

Jogar ao lado de Ricardo será a realização de um sonho para Álvaro, que por ser paraibano, acompanhou de perto o auge da carreira do veterano na época em que ele ainda atuava com Emanuel e treinava em João Pessoa.

“Sempre quis jogar ao lado do Ricardo, que é um ídolo, uma referência no vôlei de praia. Mas tenho que vê-lo, a partir de agora, como um parceiro”, comentou Álvaro. “É uma novidade, mas encaro isso tudo com naturalidade, como já tinha acontecido quando joguei com outros atletas experientes como Fábio Luiz e Benhamin”.

Campeão brasileiro sub-19 (2008) e tricampeão sub-21 (2008, 2009 e 2010), Álvaro Filho é apontado como uma das revelações do vôlei de praia nacional. Jogador de defesa, o paraibano vinha atuando ao lado de Thiago, que também integra a seleção brasileira e terá um novo parceiro escolhido pela CBV.

Atualmente, a seleção masculina de vôlei de praia conta com 15 nomes, entre eles Emanuel, Alison, Bruno Schmidt e Pedro Solberg. Por enquanto, a CBV ainda não anunciou se um novo atleta será convocado para substituir Pedro Cunha, que se despediu oficialmente das areias no último fim de semana, na etapa de Maceió do Circuito Brasileiro.