Topo

Sede do time de Zé Roberto Guimarães, Campinas receberá etapa do Grand Prix

Arena Amil (f) pode ser palco dos jogos do Grand Prix; Campinas também tem o ginásio Taquaral - Divulgação / Amil/Campinas
Arena Amil (f) pode ser palco dos jogos do Grand Prix; Campinas também tem o ginásio Taquaral Imagem: Divulgação / Amil/Campinas

Do UOL, em São Paulo

12/04/2013 11h47

A FIVB (Federação Internacional de Vôlei) anunciou nesta sexta-feira as 15 cidades que sediarão jogos da primeira fase do Grand Prix 2013, a ser disputado entre os dias 2 de agosto e 1º de setembro. Como ocorreu em três das últimas quatro edições, o Brasil foi escolhido como anfitrião de uma das rodadas, a primeira, e Campinas (SP) será o palco dos duelos entre 2 e 4 de agosto.

Coincidentemente, a cidade do interior paulista é a casa do Amil/Campinas, time comandado pelo técnico José Roberto Guimarães, que também é treinador do combinado nacional. Em 2009, 2010 e 2012, as escolhidas foram Rio de Janeiro, São Carlos (SP) e São Bernardo do Campo (SP), respectivamente. A FIVB ainda não anunciou qual ginásio será a sede. Além da Arena Amil, Campinas tem o Taquaral, palco dos jogos do Medley/Campinas na Superliga masculina.

Embora o cronograma oficial das partidas ainda não esteja definido, o Brasil já sabe que, em casa, terá três duríssimos jogos pela frente, contra Estados Unidos, Polônia e Rússia.

No segundo final de semana, as comandadas de Zé Roberto irão a San Juan, em Porto Rico, para enfrentar as anfitriãs, a República Dominicana e a Bulgária. Por fim, na terceira etapa da fase preliminar, a seleção brasileira vai encarar Cuba, Holanda e o Cazaquistão na cidade cazaque de Almaty.

As finais do Grand Prix voltarão a ser disputadas no Japão após quatro anos longe do país. Sapporo receberá as partidas entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro. Pela primeira vez em seu novo formato, o campeonato contará com 20 seleções (e não mais 16) na primeira fase. Conforme regulamento dos anos anteriores, os cinco primeiros colocados, além do país anfitrião (no caso o Japão), avançam para as finais, disputadas também em pontos corridos.

A CBV (Confederação Brasileira de Vôlei) fez na última quinta-feira a primeira convocação da temporada para a seleção brasileira feminina. Por enquanto, foram chamadas apenas jogadoras do Sesi, do Praia Clube, do Campinas e do Pinheiros (atletas de Sollys Nestlé e Unilever terão um descanso maior por terem disputado a final da Superliga). A expectativa é que essas jogadoras formem a base do time no Montreaux Masters Volley, torneio na Suíça, em junho. Espera-se, também, que em 2013 Zé Roberto opte por poupar algumas jogadoras que estiveram na campanha do bicampeonato olímpico em Londres no ano passado, como Sheilla, Jaqueline, Thaísa e Fabiana.