Topo

Zé Roberto corta líbero gordinha e volta a convocar veteranas para o Grand Prix

Fabiana (e), Fabi (c) e Sheilla estão entre as jogadoras veteranas de volta à seleção - AFP PHOTO / KIRILL KUDRYAVTSEV
Fabiana (e), Fabi (c) e Sheilla estão entre as jogadoras veteranas de volta à seleção Imagem: AFP PHOTO / KIRILL KUDRYAVTSEV

Do UOL, em São Paulo

17/06/2013 18h35

Acabou a folga das veteranas. Nesta segunda-feira, a CBV (Confederação Brasileira de Vôlei) anunciou a lista de jogadoras convocadas para o Grand Prix, e algumas campeãs olímpicas que tiveram um maior tempo de descanso após a Superliga e ficaram fora dos torneios de Montreaux e Alassio estão de volta à seleção brasileira feminina.

A oposta Sheilla, a ponteira Natália, as centrais Fabiana e Thaísa e a líbero Fabi tornaram a ser convocadas pelo técnico José Roberto Guimarães. A ponteira Jaqueline, no entanto, segue fora do time. Das outras jogadoras que participaram da conquista do ouro olímpico em Londres-2012, Paula Pequeno anunciou aposentadoria da seleção de Fernandinha não voltou a ser chamada por Zé Roberto.

Apesar da inclusão das veteranas na lista, apenas uma jogadora foi cortada, a líbero Suellen, conhecida pela alta qualidade técnica e pela dificuldade em controlar o peso. Todas as outras atletas que disputaram os primeiros torneios da temporada seguem na seleção. São elas as campeãs olímpicas Fernanda Garay, Tandara, Adenízia e Dani Lins, a líbero Camila Brait, as levantadoras Claudinha e Fabíola, a oposta Monique, as centrais Juciely, Leticia Hage e Bia e as ponteiras Ellen, Michelle e Priscila Daroit. A meio de rede Angélica já havia sido cortada por conta de uma lesão.

As 19 convocadas iniciarão os treinamentos nesta terça-feira em Saquarema (RJ). A primeira fase do Grand Prix será disputada entre os dias 2 e 18 de agosto, com as finais agendadas para 28 de agosto a 1º de setembro, na cidade de Sapporo, no Japão.

Oito vezes campeão do campeonato, o Brasil não conquista o título desde 2009, tendo ficado com o vice nos últimos três anos. Em busca do fim do jejum, as comandadas de Zé Roberto enfrentarão na primeira fase Polônia, Rússia, Estados Unidos, República Dominicana, Porto Rico, Bulgária, Cuba, Holanda e Cazaquistão. Avançam para as finais as cinco seleções mais bem classificadas e o Japão.