Topo

Derrota dos EUA para a Polônia classifica Brasil às finais da Liga Mundial

Poloneses armam bloqueio triplo diante de jogador norte-americano durante partida da Liga Mundial - FIVB/Divulgação
Poloneses armam bloqueio triplo diante de jogador norte-americano durante partida da Liga Mundial Imagem: FIVB/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

07/07/2013 19h46

A seleção brasileira masculina de vôlei nem precisou entrar em quadra neste domingo para ganhar uma boa notícia. Muito longe daqui, na Polônia, a equipe local venceu os Estados Unidos por 3 sets a 1 e classificou matematicamente o Brasil para as finais da Liga Mundial 2013.

Foi a segunda vitória dos poloneses sobre os americanos neste fim de semana, o que carimbou o passaporte brasileiro. Com os resultados desta rodada – o Brasil também venceu a Bulgária duas vezes por 3 sets a 1 em Brasília –, os comandados do técnico Bernardinho podem ser ultrapassados por no máximo um time do grupo A. Como as duas melhores equipes de cada chave se classificam, não há mais riscos.

Na semana que vem, o Brasil enfrenta os Estados Unidos no Rio de Janeiro. Com 19 pontos até agora, a seleção verde-amarela nem precisa vencer para assegurar a liderança do grupo – duas derrotas por 3 a 2 já seriam suficientes.

A outra vaga do grupo A ainda está totalmente aberta. Bulgária (14 pontos), Polônia (13), Estados Unidos e França (12 cada um) seguem com chances de classificação. A Argentina está em último lugar com apenas 5 pontos, mas já está garantida nas finais por ser a sede da última fase da Liga.

Outros grupos

Não foi só o Brasil que se classificou neste final de semana. Pelo grupo C, que reunia seleções mais fracas e por isso só garantia uma vaga na próxima fase, o Canadá desbancou times mais experientes como Holanda e Finlândia e avançou na Liga Mundial.

Pelo grupo B, a Itália perdeu neste domingo para a eliminada Sérvia, mas ainda assim se classificou para as finais. Os italianos têm os mesmos 19 pontos da Rússia, mas ficam à frente pelos critérios de desempate. Os russos ainda são favoritos à segunda e última vaga da chave, mas precisam torcer para que a Alemanha (14) perca um de seus jogos contra o Irã na semana que vem ou no máximo vença um deles por 3 sets a 2.

As finais da Liga Mundial serão disputadas entre os dias 17 e 21 de julho em Mar del Plata.