Topo

Vissotto é dúvida para jogo decisivo do Brasil na Liga Mundial

Com um edema no joelho esquerdo, Vissotto pode desfalcar o Brasil contra o Canadá - Divulgação/FIVB
Com um edema no joelho esquerdo, Vissotto pode desfalcar o Brasil contra o Canadá Imagem: Divulgação/FIVB

Do UOL, em São Paulo

18/07/2013 18h43

Precisando obrigatoriamente vencer para avançar às semifinais da Liga Mundial de vôlei, a seleção brasileira masculina poderá ter um desfalque importante no jogo desta sexta-feira contra o Canadá, às 16h30, em Mar del Plata (Argentina). O oposto Leandro Vissotto, que teve de sair de quadra ainda no segundo set da derrota da última quarta para a Rússia, continua sentindo dores no joelho esquerdo e ainda não sabe se terá condições de jogo.

O atacante foi submetido a exames na manhã de hoje que identificaram um edema no tendão patelar do joelho esquerdo. Segundo o médico Alvaro Chamecki, não se trata de uma lesão grave, mas Vissotto ainda precisará ser reavaliado e não participou dos treinos desta sexta. Não só sua presença é incerta contra o Canadá como nos outros dois jogos, caso o Brasil avance às semifinais e à decisão ou à disputa de terceiro lugar.

“Fizemos o exame e agora vamos avaliar dia a dia, de acordo com a evolução clínica. Não podemos precisar agora se ele já consegue jogar amanhã”, afirmou o especialista. “Uma nova avaliação será feita a cada dia para sabermos quando ele poderá voltar”.

Em entrevista ao Sportv, Vissotto revelou que já vinha sentindo dores no joelho que se acentuaram com a maratona brasileira rumo a Mar del Plata. O time embarcou para Buenos Aires no domingo, chegou na segunda-feira e partiu de ônibus para a cidade onde estão sendo disputadas as finais da Liga Mundial. Após mais de 20h de viagem, o técnico Bernardinho ainda comandou um treinamento. Na hora do jogo, a dor piorou, e o oposto não conseguiu continuar em quadra.

Caso Vissotto não possa jogar, Wallace será seu substituto entre os titulares. O jovem jogador tem sido utilizado nas inversões do esquema 5-1 e costuma entrar bem nas partidas ao lado do levantador William. O ponteiro Lipe, que foi improvisado como oposto já contra a Rússia, pode virar o primeiro reserva da posição.

Com a derrota de virada por 3 sets a 2 para a Rússia, o Brasil, que está no grupo E das finais da Liga, precisa vencer o Canadá para avançar no torneio. A chave D conta com Bulgária, Itália e Argentina, e os dois melhores times de cada grupo passam de fase.