Topo

CBV separa Alison/Emanuel provisoriamente para dar rodagem a outros jogadores

Vice-campeões olímpicos em Londres-2012, Alison e Emanuel ficarão separados até o fim de 2013 - AFP PHOTO / DANIEL GARCIA
Vice-campeões olímpicos em Londres-2012, Alison e Emanuel ficarão separados até o fim de 2013 Imagem: AFP PHOTO / DANIEL GARCIA

Do UOL, em São Paulo

26/07/2013 11h56

A CBV (Confederação Brasileira de Vôlei) anunciou nesta sexta-feira que a dupla vice-campeã olímpica de vôlei de praia Alison/Emanuel será separada provisoriamente. Argumentando que o time não tem mais condições de conquistar o título do Circuito Mundial, a técnica da seleção masculina, Letícia Pessoa, decidiu colocar os dois jogadores para atuarem ao lado de outros atletas mais novos até o final da temporada.

A dupla permanecerá junta apenas neste fim de semana, em que está disputando o Grand Slam de Long Beach, nos Estados Unidos. A partir da semana que vem, já no Grand Slam de Moscou, Emanuel jogará com Evandro, e Alison, com Vitor Felipe.

“Como Alison/Emanuel e Evandro/Vitor Felipe não têm mais chances de título no Circuito Mundial, resolvi mexer para dar mais experiência e motivação aos mais novos. Chamei os quatro para conversar e expliquei que não estava abrindo as duplas”, afirmou Letícia Pessoa em comunicado oficial, negando que a separação seja definitiva.

“Ninguém rompeu. É só para dar um maior amadurecimento aos garotos. Farei uma experiência, nada mais do que isso. Assim que terminar o Circuito Mundial, as duplas voltarão normalmente”, concluiu a treinadora.

Alison e Emanuel estão juntos desde o início de 2010, quando se separaram de Harley e Ricardo, respectivamente. A dupla rapidamente se entrosou e logo alcançou grandes resultados, com 19 pódios (seis ouros) no Circuito Mundial e o título do campeonato em 2011 e ouro no Pan de Guadalajara no mesmo ano. Depois do vice-olímpico em Londres, porém, o time entrou numa fase descendente. Em 2013, não conquistou nenhuma medalha na principal competição internacional, tendo como melhor resultado o título da nova Copa do Mundo.

Em 2013, o vôlei de praia passou por mudanças na formação e no ranqueamento de duplas. Diferentemente das temporadas passadas, agora a inscrição das parcerias no Circuito Mundial é determinada pelas federações nacionais, que têm o poder de determinar e inscrever os times que quiser.

Com a mudança, a CBV criou neste ano as seleções permanentes de vôlei de praia masculina e feminina, comandadas respectivamente pelos técnicos Letícia Pessoa e Marcos Miranda. Se antes as duplas treinavam espalhadas pelo Brasil e com comissões técnicas próprias, agora um grupo de jogadores se reúne periodicamente para trabalhar no CT de Saquarema, no Rio de Janeiro.

A iniciativa provocou revolta em alguns atletas renomados, que tiveram de abandonar as grandes estruturas que tinham no Nordeste ou no próprio Rio para dividir comissões com outros jogadores. Este motivo, por sinal, provocou a exclusão da medalhista olímpica e multicampeã mundial Juliana, que se juntou ao grupo tardiamente e, reclamando das condições do novo trabalho, foi cortada da seleção. Atualmente, a jogadora santista baseada em Fortaleza está fora do Circuito Mundial e tem disputado partidas em torneios europeus, como o Campeonato Russo.