Topo

Brasil encontra mais resistência, mas atropela a Colômbia no Sul-Americano

Sidão comemora com companheiros um ponto da seleção brasileira na vitória sobre a Colômbia - Alexandre Arruda/CBV
Sidão comemora com companheiros um ponto da seleção brasileira na vitória sobre a Colômbia Imagem: Alexandre Arruda/CBV

Do UOL, em São Paulo

07/08/2013 21h50

Foi um pouco mais difícil do que na estreia, mas a seleção brasileira masculina de vôlei conseguiu mais uma vitória no Campeonato Sul-Americano, disputado em Cabo Frio, no Rio de Janeiro. Se o Paraguai não tinha sequer passado dos 10 pontos por set na terça-feira, a Colômbia deu mais "trabalho". Mesmo assim, ficou longe de assustar: 3 sets a 0 para o Brasil, parciais de 25-15, 25-18, 25-12.

Agora a equipe comandada por Bernardinho terá um dia de folga nesta quinta-feira e só volta à quadra na sexta-feira, quando enfrentará o Chile na penúltima rodada. No sábado, o clássico sul-americano contra a Argentina encerra o torneio, que é disputado em um sistema de todos contra todos. Brasil x Argentina é, desde antes do início do campeonato, considerado a final.

O Brasil começou o jogo com a formação considerada ideal para o atual momento: Bruninho, Lucarelli, Dante, Leandro Vissotto, Lucão, Sidão e o líbero Mário Júnior. Murilo, lesionado, brigará por posição com Lucarelli quando retornar.  Sem maiores problemas, a equipe vice-campeã da Liga Mundial teve uma vitória tranquila especialmente pelos poderosos saques de Lucão, que complicaram o passe colombiano.

O segundo set foi o momento mais tenso até aqui para a seleção brasileira no torneio. Com um começo bastante irregular, o time se viu quatro pontos atrás antes da metade da parcial - a Colômbia abriu 10 a 6 e obrigou Bernardinho a parar o jogo. O tempo deu certo e, na sequência, o Brasil marcou sete pontos seguidos e passou à frente 13 a 10. 

No comando do marcador, o time brasileiro conseguiu encaixar algumas sequências de pontos e, empurrado pela torcida que encheu o ginásio em Cabo Frio, chegou ao triunfo por 25 a 18 após um erro da equipe colombiana. 

Aproveitando-se da superioridade coletiva, o Brasil começou o terceiro set já encaminhando a vitória. De cara abriu 3 a 0, obrigou o técnico rival a parar o jogo, e mesmo assim não perdeu o ritmo que finalmente conseguia impor. O levantador Bruninho usou bastante as bolas de meio com Sidão e Lucão, que tiveram bom aproveitamento e ajudaram o time a abrir vantagem - 13 a 8.

Com a vitória praticamente encaminhada, Bernardinho colocou alguns jogadores considerados reservas em quadra para ganharem ritmo de jogo - caso de Lipe e Maurício, por exemplo, além das costumeiras inversões com as entradas de William Arjona e Wallace. Em ataque do fundo de Lipe, a equipe fechou a parcial em 25 a 12 e  o jogo em 3 a 0.

Mais cedo, na abertura da rodada, o Chile conseguiu sua primeira vitória no Sul-Americano ao superar o Paraguai por 3 sets a 1 (22-25, 25-16, 25-20, 25-21).