Topo

Em jogo de viradas, Brasil bate o Japão e lidera o Grand Prix

Divulgação/FIVB
Imagem: Divulgação/FIVB

Do UOL, em São Paulo

29/08/2013 08h46

O Brasil venceu o Japão por 3 sets a 0, com parciais de 25-21, 25-22 e 25-17, e garantiu a liderança da fase final do Grand Prix feminino de vôlei após duas rodadas disputadas. A partida foi marcada por duas boas viradas da seleção brasileira nos primeiros sets, após recuperações lideradas por Sheilla e pela revelação Gabi, de apenas 19 anos.

O primeiro set começou bem disputado. Depois de o time brasileiro dar sinais de que abriria uma boa vantagem, o Japão conseguiu reverter a desvantagem de três pontos e passou à frente no marcador antes do primeiro tempo técnico. As duas equipes começaram a alternar as bolas, sempre com as japonesas na liderança do placar.

Com muitos erros nas recepções das brasileiras, o Japão investiu nos saques forçados para ampliar a dianteira, chegando a abrir três pontos de vantagem na metade final do set. Neste momento, Sheilla apareceu bem no jogo e conseguiu fazer o Brasil encostar novamente no placar, chegando ao empate na marca de 20 pontos. Na reta final, fizeram a diferença as jogadas de Gabi e Fernanda Garay. O Japão ficou sem defesa e o Brasil fechou o primeiro set com 25-21.

O técnico José Roberto Guimarães fez mudanças e colocou Sheilla como titular no começo do segundo set. O time do Brasil não conseguiu manter o bom ritmo do set anterior e viu o Japão abrir boa vantagem, que chegou a cinco pontos pouco depois do primeiro tempo técnico. A reação brasileira novamente veio após uma série de boas jogadas de Sheilla.

Gabi voltou a brilhar e o Brasil chegou à liderança do placar antes do segundo tempo técnico, passando à frente com 16-15. O Japão fez mudanças na forma de jogar e conseguiu voltar a ter vantagem, mas sempre com o time brasileiro colado no marcador. Assim como no primeiro set, o Brasil passou à frente apenas na marca dos 21 pontos, mas o suficiente para manter a liderança até o fim, abrindo dois sets a zero, com parcial de 25-22.

O terceiro set começou diferente dos outros, com o Brasil abrindo vantagem larga logo no início, fazendo 5-1 quando o técnico japonês pediu o primeiro tempo. A partir daí, o Japão conseguiu voltar a encaixar as jogadas e colou no placar novamente.

Com o jogo equilibrado, o Brasil teve dificuldades para se descolar das adversárias no marcador. No segundo tempo técnico, a vantagem brasileira era de três pontos, sempre com jogadas de destaque de Gabi. No fim do terceiro set, o Brasil conseguiu disparar e fechar a partida com um 25-17.

O Brasil volta à quadra nesta sexta-feira (30), às 3h30 (horário de Brasília), para encarar a Itália. O time de José Roberto Guimarães tem seis pontos conquistados na fase final do Grand Prix, um a mais do que a China, vice-líder. Japão e Sérvia têm três pontos cada, enquanto a Itália tem um ponto. Os Estados Unidos, com duas derrotas, ainda não pontuaram.