Topo

Sheilla brilha, Brasil vence Sérvia e segue invicto no Grand Prix

Divulgação/FIVB
Imagem: Divulgação/FIVB

Do UOL, em São Paulo

31/08/2013 05h49

O Brasil venceu a Sérvia pelo Grand Prix de vôlei na madrugada deste sábado por 3 sets a 0, parciais de 27/25, 25/21 e 25/22. Com este resultado, a equipe de Zé Roberto Guimarães segue invicta e sem perder nenhum set durante a fase final da competição. As sérvias fizeram um jogo muito duro com as brasileiras no primeiro e terceiro set, mas acabaram sucumbindo no momento decisivo.

A seleção contou com um bloqueio muito forte (foram 15 pontos neste fundamento) para conseguir assegurar a vantagem no jogo e viu Sheilla ser a melhor do jogo, assinalando 19 pontos.

O técnico Zoran Terzic optou por não escalar Brakocevic, Mihajlovic e Rasic, destaques da Sérvia na competição. O trio não entrou em quadra em momento algum do jogo mesmo estando em plenas condições de jogo – é possível que elas tenham sido poupadas para o Campeonato Europeu.

A partida começou com a Sérvia dominando as ações da partida. Com uma grande atuação de Bjelica, sempre muito acionada e conseguindo virar a maioria dos pontos - fez 13 ao todo. Só que aos poucos o bloqueio brasileiro e o talento de Sheilla e Gabi começaram a aparecer no jogo e o Brasil encostou no marcador. Com muito equilíbrio, a seleção de Zé Roberto Guimarães conseguiu vantagem no placar apenas depois dos 20 pontos e precisou fazer 27 para fechar o set.

Depois do intervalo, entretanto, o Brasil voltou mais concentrado no jogo, conseguindo abrir boa vantagem logo no começo. Diferente do que aconteceu no primeiro set, Bjelica encontrou muitas dificuldades para conseguir virar as bolas e a Sérvia sentiu falta da sua melhor marcadora na partida (com os mesmo 19 pontos de Sheilla).

O time de Zé Roberto conseguiu manter a margem de quatro pontos durante boa parte do segundo set. A Sérvia tentou reagir forçando o saque, mas não conseguiu encostar no placar em momento algum. O Brasil chegou ao set point com seis pontos na frente, viu uma eventual reação sérvia, mas levou 2 a 0 sem grandes sustos.

O terceiro set novamente começou equilibrado, com a Sérvia bem no jogo, indo para o primeiro tempo técnico em vantagem no marcador. A partida, entretanto, seguiu equilibrada, com Fabiana conseguindo virar as bolas importante em momentos decisivos. Seguro, o Brasil suou para se manter na frente e viu a Sérvia criar muitas dificuldades, mas não o bastante para fazer a seleção sul-americana perder seu set na fase final.

O próximo jogo do Brasil será contra a China, às 3h30 deste domingo, com clima de final. Isto porque a equipe asiática ainda não perdeu nenhum jogo durante todo Grand Prix e é a única que pode tomar o título das brasileiras.

Neste sábado, as chinesas confirmaram o seu favoritismo e conseguiram vencer o Japão após um jogo duríssimo por 3 sets a 2, parciais de 25/16, 18/25, 26/24, 21/25 e 15/13. Com este resultado, elas a China subiu para 10 pontos, dois a menos que o líder Brasil.