Topo

Zé Roberto exalta fim dos vices e assume pressão por medalha em 2016

Campeão olímpico em 1992, 2008 e 2012, Zé Roberto já está de olho nos jogos do Rio-2016 - Divulgação/FIVB
Campeão olímpico em 1992, 2008 e 2012, Zé Roberto já está de olho nos jogos do Rio-2016 Imagem: Divulgação/FIVB

Do UOL, em São Paulo

01/09/2013 07h01

O técnico José Roberto Guimarães comemorou bastante o título do Brasil no Grand Prix feminino de vôlei. Após perder três títulos seguidos para os Estados Unidos, a seleção campeã olímpica venceu o nono título da competição e iniciou com o pé direito um novo ciclo projetando as Olimpíadas de 2016, que ocorrem no Rio de janeiro.

O treinador já conquistou seis Grand Prix na sua carreira na seleção feminina, mas nos últimos anos vinha tendo dificuldades em superar as norte-americanas.

"Neste intervalo, os Estados Unidos foram o melhor time do mundo e nós aprendemos muito com eles. Nós melhoramos nosso time porque já pensamos nas Olimpíadas o tempo inteiro", revelou. "Neste processo, é normal que fiquemos dois ou três anos até ganharmos outra vez", ponderou, equilibrado.

O Brasil é o maior vencedor do Grand Prix com nove títulos, cinco medalhas de prata e um terceiro lugar. Os Estados Unidos, que ficaram em último na fase final deste ano, têm cinco conquistas, seguidos pela Rússia, com três, e Cuba, com dois.

Dono de três medalhas de ouro, Zé Roberto diz que o fato de disputar os jogos em casa aumentam a pressão do Brasil, que é o atual bicampeão. "Os jogos no Rio significam muito para o time. Não apenas por sermos o time da casa, mas também porque as pessoas esperam a vitória, então a pressão destas expectativas é outra coisa que precisamos estar preparados", pontuou.

Mesmo após vencer as principais seleções do mundo, José Roberto Guimarães pediu mais calma para a consolidação deste grupo. "A atitude do time foi muito boa neste torneio. I não acho que estamos melhores que os outros times. Tiveram vários times que não foram para as finais, como Rússia, Turquia e Bulgária, então, nesta base, não quero fazer nenhuma comparação", desconversou.