Com diferença de 20 pontos em dois sets, Brasil vence o Chile
O cenário da partida entre Brasil e Chile desta quarta-feira era novo, já o resultado, previsível. Em estádio reconstruído após trágico terremoto em Ica, no Peru, o Brasil confirmou seu favoritismo no Campeonato Sul-Americano de vôlei e venceu as chilenas por 3 sets a 0, parciais de 25-10, 25-5 e 25-4.
Com a vitória, a seleção provou a sua superioridade no continente e a capacidade de separar, assim como pediu o técnico José Roberto Guimarães, os acontecimentos fora de quadra dos jogos. Na ida ao Peru, as jogadoras da seleção criticaram a Confederação Brasileira de Vôlei por terem de viajar de classe econômica e não de primeira classe, como combinado com a CBV, e geraram clima ruim com a entidade.
Mesmo assim, não deixaram de defender com categoria a camisa da seleção e, em clima de treino, atropelaram as chilenas no recém-reinaugurado ginásio Coliseo Cerrado José Oliva Razzetto.
O centro esportivo teve sua estrutura danificada em um forte terremoto que abalou a cidade de Ica em 2007. O abalo de 7,9 graus na Escala Richter marcou uma tragédia na cidade, com resultado de 595 pessoas mortas. Por isso, o ginásio virou símbolo de superação na cidade.
Mas quem não conseguiu se superar foi o Chile. Após perder o primeiro set por 25 a 10, com direito a belo ace de Fernanda Garay, a seleção chilena ficou muito abalada e caiu ainda mais de rendimento.
Percebendo a fraqueza das adversárias, as brasileiras continuaram em ritmo forte e dominaram o segundo set, abrindo seis pontos de vantagem logo no início da parcial e fechando o palcar com a impressionante vantagem de 20 pontos em um 25 a 5.
A diferença foi ainda mais elástica no último set. De cabeça baixa, as chilenas deixaram o Brasil se mostrar dominante e marcaram apenas 4 pontos no terceiro set e o Brasil garantiu sua primeira vitória na competição com um 25 a 4.
A superioridade técnica do Brasil ante as adversárias ficou clara na rápida partida com muita diferença de pontos. Ao todo, as chilenas marcaram apenas 19 pontos, que não seriam suficientes para fechar um único set, enquanto o Brasil pontou repetidamente ao longo da partida. Este enredo deve se repetir durante toda a competição sul-americana.
O próximo jogo do Brasil será contra a Colômbia na próxima quinta-feira, às 19h (horário de Brasília).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.