Topo

Brasil usa medalhões para vencer Irã na estreia da Copa dos Campeões

Do UOL, em São Paulo

19/11/2013 07h22

Bernardinho deixou boa parte dos vice-campeões olímpicos em 2012 e da Liga Mundial-2013 de fora da Copa Campeões, que começou nesta terça no Japão. Mas foram os remanescentes que garantiram o triunfo na estreia contra o Irã, campeões asiáticos. O Brasil abriu a competição com vitória por 3 sets a 1: 25-16, 25-17, 27-29 e 25-23.

A partida, porém, mostrou que o Brasil deve ter dificuldades no torneio, principalmente contra Rússia e Itália - que jogaram durante a madrugada, com vitória italiana por 3 a 1. Durante o terceiro set, por exemplo, os comandados de Bernardinho tiveram dois match-points, mas sucumbiram às belas defesas e bom saque dos iranianos, que conseguiram virar e prolongar a partida.

Porém, nos dois primeiros sets, o Brasil conseguiu impôr seu ritmo sem dificuldades, principalmente contando com bons jogos de Bruninho, eleito pela FIVB (Federação Internacional de Vôlei) o melhor da partida, Wallace (19 pontos no total), Maurício (16) e Sidão (15), todos "medalhões" do time.

Para fechar o jogo, o Brasil passou por dificuldades até o final do set, só conseguindo a liderança após o segundo tempo técnico. Mas o 3 a 1 garantiu três pontos e a liderança dividida com a Itália.

"A gente esperava um jogo mais complicado até, principalmente no início. Jogamos bem taticamente e colocamos pressão no Irã. No terceiro set houve um pouco de tensão de estreia, algumas lideranças não assumiram a situação. Vamos aprender a lição sobre o emocional para fazer uma partida melhor amanhã contra os EUA", declarou Bernardinho após a partida, em entrevista ao Sportv.

Na quarta-feira, às 5h10 (de Brasília), o Brasil faz seu segundo jogo na competição, contra os EUA, campeões da América do Norte. Também participa da competição o Japão, por ser o dono da casa.