Topo

Brasil passa por donos da casa e pode ser campeão se vencer Rússia sábado

Do UOL, em São Paulo

22/11/2013 09h47

O Brasil está próximo da conquista da Copa dos Campeões de vôlei masculino. A seleção comandada por Bernardinho passou nesta sexta-feira pelo Japão, parciais de 25-17, 25-23 e 25-18, e chegou aos nove pontos, na liderança isolada da competição realizada no país asiático.

Dessa maneira, caso vença a Rússia no sábado, por 3 a 0 ou 3 a 1, em jogo previsto para 5h (de Brasília), com acompanhamento ao vivo do UOL Esporte, o Brasil será o campeão do torneio, já que nem Rússia, nem EUA nem Itália, as outras seleções ainda com chances de título, poderão alcançar o Brasil na tabela, independentemente de qualquer resultado nas duas últimas rodadas.

O Brasil, se vencer a Rússia por estes placares, vai a 12 pontos. A Rússia ficaria com 6 (máximo de 9) e EUA e Itália poderiam chegar, no máximo a 11, já que estão com 5 pontos após as três rodadas iniciais. A Copa dos Campeões é disputada em sistema de pontos corridos.

Se vencer por 3 a 2, ainda poderá perder o troféu nos critérios de desempate.

Caso não vença a Rússia, o Brasil ainda tem a rodada final, contra a Itália, para buscar o título, que seria o quarto da competição. A seleção é a atual bicampeã.

Os comandados de Bernardinho, porém, perderam as Olimpíadas de Londres-2012 e a Liga Mundial deste ano para a Rússia.

Antes, porém, do duelo decisivo, o Brasil passou pelo Japão, com certo sufoco apenas no 2° set. Lipe foi o principal pontuador da equipe no triunfo, com 12 pontos, seguido por Wallace, que teve 11.

O Brasil contou com diversos erros do Japão, que também não mostraram a defesa pela qual ficaram famosos. No ponto final, um bloqueio de Lucão. O líbero Mario Júnior foi eleito o melhor jogador da partida pela FIVB.

Se o Brasil é o líder, o Japão é o lanterna, com três derrotas em três jogos.