Topo

Brasil supera Itália, elimina Polônia e avança na Liga Mundial no sufoco

Do UOL, no Rio de Janeiro

06/07/2014 14h06

O Brasil entrou em quadra pressionado para vencer a Itália. Mais que isso, a seleção teria que triunfar - no máximo - perdendo um set. E foi exatamente o que aconteceu. Apesar do equilíbrio, a seleção de Bernardinho fez 3 a 1 e garantiu a terceira colocação do Grupo A, atrás da própria Itália e do Irã. Desta forma, a Polônia ficou com a 4ª colocação e está eliminada.

Itália e Irã já estavam classificados no Grupo A e apenas cumpriam tabela, enquanto Brasil e Polônia brigavam pela terceira e última vaga. Com o triunfo, a seleção de Bernardinho avança na Liga Mundial após muito sofrimento com uma campanha bastante irregular – foram seis derrotas e seis triunfos.  A seleção empatou nos pontos com a Polônia (17), que tinha saldo inferior nos sets e terminou fora.

A partida iniciou bastante equilibrada, como era de se esperar. Wallace era uma das principais armas ofensivas do Brasil, enquanto que Mário Júnior desempenhava muito bem sua função defensiva, com ótimos passes. A Itália só derrapou no fim do set, quando o time de Bernardinho abriu uma pequena vantagem, suficiente para vencer a primeira parcial: 27 a 25.

O segundo set foi completamente diferente. A Itália abriu larga vantagem e viu o Brasil tentar de todo jeito uma recuperação. Em certo momento até houve equilíbrio, mas os muitos erros fizeram os donos da casa deslancharem novamente. Assim, o time de Bernardinho ficou em situação delicada. Não podia mais perder qualquer set para se manter vivo na Liga Mundial.

A facilidade encontrada pela Itália no período anterior mudou de lado e foi o Brasil quem conseguiu encaixar seu jogo. Com aproximadamente cinco pontos de vantagem, a seleção manteve a média até o fim do terceiro set, emplacando 2 a 1 no placar. Para o time de Bernardinho, o quarto set era tudo ou nada.

E o Brasil foi Brasil no quarto set. Com postura agressiva, o time pressionou bastante a Itália e abriu boa vantagem. Os donos da casa perceberam que seria difícil seguram o ímpeto brasileiro e facilitou a vida dos visitantes. Lucarelli se destacou no ataque e contribuiu bastante para aliviar a situação do time: 25 a 16.

Mesmo com uma primeira fase irregular, o Brasil fez valer a tradição e, no sufoco, avançou na Liga Mundial, que será disputada em Florença, na Itália.