Campeões olímpicos Ricardo e Emanuel retomam dupla após 5 anos
Uma das duplas mais vitoriosas da história do vôlei de praia está de volta. Separados desde 2009, Ricardo, de 39 anos, e Emanuel, de 41, anunciaram nesta terça-feira que retomarão a parceria que conquistou um ouro e um bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas e Pequim, respectivamente.
O primeiro treino oficial da ‘nova velha dupla’ será nesta quarta, pela manhã, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Letícia Pessoa, que durante anos treinou as vitoriosas Adriana Behar e Shelda e que, no último ciclo, acompanhou Emanuel com seus então parceiros, será a técnica do time.
O anúncio da retomada da dupla acontece justamente no mês em que se completam 10 anos da conquista da medalha dourada de Ricardo e Emanuel na Olimpíada de Atenas. Juntos, eles ainda conquistariam o bronze em Pequim-2008, um título de Campeonato Mundial, cinco de Circuito Mundial, ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio-2007 e três Circuitos Nacionais.
Após ficarem em terceiro lugar na Olimpíada da China, Ricardo e Emanuel estenderam a parceria por quase um ano, até romperem em 2009. Na época, Emanuel juntou-se ao prodígio Alison, uma das grandes promessas do vôlei de praia. Campeões do Pan-2011 e vice-campeões olímpicos em Londres-2012, eles se separaram no início da atual temporada, quando Emanuel juntou-se a Pedro Solberg e Alison, a Bruno Schmidt.
Se o paranaense teve apenas dois parceiros no hiato de 5 anos, Ricardo jogou ao lado de vários atletas. Primeiro, retomou dupla com outro veterano, Márcio, com quem já havia jogado. Depois, aventurou-se ao lado de Pedro Solberg, até que um caso de doping do filho da ex-jogadora Isabel (que provou que o exame estava errado) encerrou o time. Ricardo ainda jogaria com Pedro Cunha e com o jovem Álvaro Filho até novamente atuar ao lado de Márcio.
A reestreia da dupla veterana está prevista para o final deste mês de agosto, na etapa de Vitória que abre a temporada 2014-2015 do Circuito Nacional de vôlei de praia.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.