Topo

"Parecia que estávamos jogando em Helsinque", disse Bernardinho

José Ricardo Leite

Do UOL, em Katowice (Polônia)

05/09/2014 18h55

Querido pela torcida polonesa, o Brasil experimentou nessa sexta-feira pela primeira vez o gosto de uma forte torcida contra, no Mundial masculino de vôlei, em Katowice. A empolgada e educada torcida finlandesa lotou a Spodek Arena e não parou um minuto sequer de incentivar seu time.

Mesmo atrás do placar, em nenhum momento a maré azul e branca que tomou as ruas da cidade polonesa essa semana parou de gritar e incentivar com seus gritos, apitos e muitas palmas.

Apesar de já esperado pelo que se viu nos jogos da Finlândia contra Cuba e Coreia do Sul, os finlandeses, que estavam ainda mais barulhentos nesta noite. “Parecíamos que estávamos jogando em Helsinque (capital finlandesa). Tem muita gente aqui e estou feliz porque foi um jogo duro”, falou o técnico da seleção, Bernardinho.

“É um time de qualidade, que joga com rapidez e velocidade. O número 16 é um belo jogador. Mas soubemos manter o controle do jogo. Foi um ótimo teste pra nós, pois eles nos colocaram muita pressão. O Brasil jogou em um nível muito alto. Temos que mencionar a torcida deles, por onde passamos e andamos eles nos chamam e acenam. Começaram às 10h da manhã e estão aqui até agora, é uma torcida excepcional”, falou o treinador.

Os finlandeses vieram entre duas e três mil pessoas até Katowice. A equipe não participava de uma edição de Mundial há 32 anos, o que embalou muitos fãs a comprarem pacotes para acompanhar as partidas.

Nesta sexta, o time azul e branco acompanhou a euforia dos torcedores e fez um jogo duro. Teve dois set points no primeiro set e chegou a estar cinco pontos de vantagem no terceiro. Mas o Brasil acabou levando a melhor e obteve sua terceira vitória seguida.

“(A Finlândia) foi um time que em nenhum momento tirou o pé, foram agressivos, principalmente no saque. A equipe se portou bem nos momentos decisivos. Era importante fazer três pontos”, falou o capitão Bruninho. “Se eles jogarem assim, podem encarar qualquer time”, endossou Bernardinho.

As duas equipes chegaram ao duelo desta sexta com duas vitórias em dois jogos. Antes, os comandados de Bernardinho haviam batido Alemanha e Tunísia, ambos por 3 sets a 0. A classificação está  sacramentada e será só fazer a lição de casa contra Coreia do Sul e o jovem de Cuba para terminar em primeiro na chave.

O próximo duelo ocorre contra os coreanos, nesta sábado, às 15h15 (horário de Brasília), com Placar UOL Esporte.